Ordem crocodilia

Os crocodilianos são representados pelo crocodilo, jacaré e gavial

A ordem crocodilia é uma ordem dos répteis que reúne todos os crocodilianos, representados principalmente pelos crocodilos, jacarés e gaviais (encontrados na Índia) – animais que vivem em ambientes quentes e habitam rios e lagos de água doce, sendo poucas espécies encontradas em água salgada.

Os crocodilianos são animais carnívoros que apresentam escamas córneas reforçadas por placas ósseas dérmicas, que, quando desgastadas, são substituídas por outras. Possuem o coração dividido em quatro cavidades e os sentidos bem desenvolvidos. Possuem de 30 a 40 dentes e o osso palato se prolonga, separando a cavidade nasal da cavidade bucal. Quando debaixo da água, os orifícios nasais do animal se fecham e os tímpanos são protegidos por uma prega da pele. Com a cauda musculosa e achatada dos dois lados, o animal consegue se defender com violentas rabanadas, além de se deslocar com precisão na água.


O gavial é um crocodiliano encontrado na Índia

Os crocodilianos são animais que passam grande parte da vida submersos, mas gostam de se estender na areia em margens de rios para tomar sol.

No Brasil, os representantes dessa ordem são os jacarés, encontrados em várias regiões do país, como o jacaré-açu, jacaré-de-óculos ou jacaretinga e jacaré-de-papo-amarelo.

Infelizmente, muitas pessoas apreciam o couro desses animais para a confecção de objetos como bolsas, sapatos, cintos, carteiras, entre outros. Por esse motivo, diversas espécies de crocodilianos estão ameaçadas de extinção.

Algumas espécies de aves, como o Pluviailis aegyptus, mantêm uma relação de simbiose com algumas espécies de crocodilianos. Ao manter a boca aberta, o crocodiliano permite que a ave entre em sua boca e elimine os restos de comida que se acumulam entre os seus dentes, obtendo alimentos de forma farta e fácil. Para o crocodiliano isso é muito válido, pois ele se vê livre de restos de comida, sanguessugas e outros parasitas que invadem suas gengivas.

Publicado por Paula Louredo Moraes
Química
Cigarro eletrônico, faz mal assim mesmo?
Dispositivos amplamente difundidos hoje e sem relatos concretos sobre os seus malefícios são os cigarros eletrônicos. Por mais que não saibamos de maneira clara o quão fazem mal a saúde é claro e evidente que não fazem bem! Vamos entender o seu funcionamento e desvendar o motivo pelo qual com certeza ele fazem mal a saúde.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos