Água presente nos alimentos

A água presente nos alimentos pode contribuir para a hidratação do corpo, porém não deve substituir a água potável.
Alimentos de origem vegetal apresentam maior teor de água do que os de origem animal

Todos nós sabemos que devemos ingerir água regularmente para que o organismo funcione de maneira adequada. Graças à ingestão de água, nosso corpo consegue realizar diversas atividades metabólicas, controlar a temperatura, transportar substâncias importantes para a célula, além de promover a excreção de substâncias tóxicas e em excesso.

Diante de tantas funções e da perda frequente de água, principalmente pela urina, suor e fezes, recomenda-se uma ingestão de pelo menos 2,5 litros de água diariamente. Mas você sabia que alguns nutricionistas e médicos afirmam que cerca de 10% desse valor total de água pode ser adquirido pela alimentação?

Todos os organismos vivos possuem água em sua composição, sendo assim, ao comermos um vegetal ou mesmo um produto de origem animal, estamos ajudando nosso corpo a hidratar-se. Em casos de naufrágios, por exemplo, muitas pessoas sobrevivem graças à água doce retirada do corpo de peixes e aves.

De uma maneira geral, produtos de origem vegetal apresentam maior teor de água do que os de origem animal. Em grande parte das frutas e vegetais, por exemplo, cerca de 90% de seu peso é constituído de água. Já as carnes apresentam em torno de 70%. Além da quantidade de água disponível nos vegetais, eles fornecem fibras, que controlam o funcionamento do intestino, possuem poucas calorias e previnem doenças cardíacas e cânceres.

Os alimentos consumidos sem nenhum cozimento, na grande maioria das vezes, possuem uma maior quantidade de água. Os grãos, no entanto, são exceção e possuem maior quantidade após cozidos. Estima-se que 100 gramas de feijão, após o cozimento, tenham seu teor de água aumentado em 60%.

Veja a seguir alguns alimentos e sua proporção de água:

Arroz integral cozido - aproximadamente 70% de água.

Acerola crua - aproximadamente 90% de água

Banana-prata - aproximadamente 71% de água.

Cenoura crua - aproximadamente 90% de água.

Espinafre cru - aproximadamente 94% de água.

Manga - aproximadamente 82 % de água.

Melancia - aproximadamente 92% de água.

Manteiga - aproximadamente 16% de água.

Abacaxi - aproximadamente 87% de água.

Leite - aproximadamente 91% de água.

Alface - aproximadamente 96% de água.

Queijo suíço - aproximadamente 38% de água.

Lombo bovino - aproximadamente 59% de água.

Açúcar - aproximadamente 1% de água.

Curiosidade: Apesar de refrigerantes e sucos industrializados possuírem grande quantidade de água, o ideal é evitar esses produtos em razão da quantidade de açúcar, corantes e conservantes.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos