Whatsapp icon Whatsapp

O que são big techs?

Big techs são grandes empresas de tecnologia que dominam o cenário global de produção de informações. Essas organizações possuem grande poder econômico e cultural.
Logos de algumas big techs na tela de um celular.
Big techs são grandes empresas da área de tecnologia que atuam no mercado mundial. [1]

Big techs são grandes organizações de empresas de tecnologia que atuam na maior parte do globo. A história dessas instituições empresariais está ligada ao processo de globalização mundial. Essas empresas funcionam por meio de um conjunto de inovações nos ramos da tecnologia da informação e da comunicação. Essas empresas são importantes, pois exercem grande influência nas atividades econômicas e culturais das sociedades.

A maior parte das maiores big techs do mundo está sediada nos Estados Unidos. O Brasil não possui empresas de tecnologia de escala global, mas sim importantes empresas regionais e algumas filiais das chamadas big techs.

Leia também: Meio técnico-científico-informacional — conceito que representa o estágio atual da nossa sociedade

Resumo sobre big techs

  • As big techs são grandes empresas da área de tecnologia que atuam em diferentes países, especialmente por meio de inovações tecnológicas.

  • Sua fundação se deu principalmente a partir do crescimento da globalização no espaço econômico e cultural mundial.

  • Seu funcionamento gera importantes divisas em termos de impostos, empregos e renda, especialmente para as nações mais desenvolvidas do globo.

  • Uma desvantagem importante delas é a grande concentração em termos de mercado promovida por essas organizações.

  • Elas são importantes, pois dominam o mercado de tecnologia mundial, que possui forte influência em termos econômicos e culturais.

  • As empresas estadunidenses Alphabet, Microsoft e Apple são consideradas as maiores big techs de atuação em nível mundial.

  • O Brasil conta com filiais de diversas big techs no seu território, além de empresas regionais da área de tecnologia.

O que são big techs?

As big techs são grandes organizações empresariais formadas por empresas que atuam no ramo de tecnologia. Essas instituições apresentaram um crescimento vertiginoso por meio do advento da globalização e da chegada da internet. As big techs atuam nas áreas da pesquisa, tecnologia, desenvolvimento e inovação criando e administrando diferentes aparatos, como aplicativos de celulares, redes sociais e programas de comunicação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como as big techs surgiram?

A história das big techs iniciou-se especialmente com o advento da globalização no espaço econômico e cultural mundial, a partir da segunda metade do século XX, quando as inovações tecnológicas ampliaram as relações humanas para além do mundo real. O desenvolvimento dos transportes e das comunicações, assim como as principais ferramentas de tecnologia, como a internet, foram cruciais para o desenvolvimento de grandes organizações empresariais voltadas para o mercado de tecnologia da informação e da comunicação.

Nesse contexto, surgiram as tradicionais e grandes empresas chamadas de big techs, como a Microsoft, fundada em 1975, e o Google, fundado em 1998. A partir de então, essas, assim como outras empresas dos setores de tecnologia da informação e da comunicação, tornaram-se grandes conglomerados mundiais, incorporando outras empresas e ampliando suas esferas de atuação. A ascensão das redes sociais, o crescimento das mídias digitais, o barateamento dos eletrônicos e o surgimento da inteligência artificial contribuíram ainda mais para o desenvolvimento dessas empresas.

Veja também: O que são empresas multinacionais?

Como as big techs funcionam?

O funcionamento das big techs dá-se especialmente por meio de atividades ligadas ao setor terciário da economia via prestação de serviços. As big techs desenvolvem e operacionalizam diversos programas e outras ferramentas digitais que são vendidas desde para grandes empresas até de forma direta para o consumidor final.

Essas empresas possuem forte influência no mercado global de bens de consumo e de mídias sociais e, ainda, detêm um grande poder em termos de propaganda. Atualmente, o funcionamento das big techs gera importantes divisas em termos de impostos, empregos e renda, especialmente para as nações mais desenvolvidas do globo.

Loja da Microsoft, uma big tech, em Honolulu.
O funcionamento das big techs gera renda e empregos, principalmente nos países desenvolvidos.[2]

Quais as vantagens e as desvantagens das big techs?

As grandes empresas de tecnologia, chamadas de big techs, possuem inúmeros pontos positivos e negativos que influenciam a lógica econômica global assim como o cotidiano das populações. O quadro abaixo aborda alguns pontos vistos como vantagens e desvantagens das big techs:

Vantagens das big techs

Desvantagens das big techs

  • A criação de novas tecnologias de informação e comunicação.

  • O desenvolvimento dos transportes e das comunicações.

  • A maior integração entre as cadeias produtivas globais.

  • A geração de emprego e renda, especialmente nas nações desenvolvidas.

  • A concentração do mercado de tecnologia nas mãos de poucas empresas.

  • O elevado custo para compra dos serviços oferecidos pelas big techs.

  • A elevação do chamado desemprego tecnológico e/ou estrutural.

  • O impacto social e ambiental nos modos de vida das populações.

Lista das 10 maiores big techs do mundo

A listagem das 10 maiores empresas da área de tecnologia em nível mundial varia conforme as diversas flutuações dos mercados e questões macroeconômicas diversas. Uma das listagens mais aceitas pelo mercado internacional é a produzida pela Forbes, chamada de Global 2000, que se baseia em diversos critérios, como receitas, lucros e ações de mercado.

Conforme a referida listagem, as 10 maiores empresas de tecnologia no ano de 2023 são:

As 10 maiores big techs em 2023

Empresa

País-sede

Alphabet

Estados Unidos

Microsoft

Estados Unidos

Apple

Estados Unidos

Samsung Electronics

Coreia do Sul

Meta Platforms

Estados Unidos

Tencent

China

Taiwan Semiconductor

Taiwan

Sony

Japão

Oracle

Estados Unidos

Cisco Systems

Estados Unidos

Fonte: The Global 2000 – 2023.|1|

Por que as big techs são importantes?

As big techs são importantes, pois dominam o mercado de tecnologia atual um setor estratégico e fundamental para o desenvolvimento das sociedades — em razão do vasto aparato de inovações em diferentes atividades.

O mercado de tecnologia global é responsável por um amplo conjunto de pesquisas e desenvolvimento de produtos que transformam a relação entre o humano e as ferramentas tecnológicas, facilitando as atividades cotidianas e possibilitando novas formas de trabalho e lazer. Ademais, esse mercado é responsável por uma parte importante do crescimento econômico mundial, com destaque para a geração de emprego e renda, especialmente nas nações mais desenvolvidas.

Big techs e startups: qual a diferença?

As chamadas startups são uma versão inicial de grandes empresas de tecnologia, ou seja, são pequenas empresas, no geral com poucos funcionários e pequena estrutura física, que investem no desenvolvimento de novas produtos da área de tecnologia da informação e da comunicação.

A partir do desenvolvimento das startups, assim como a modernização das suas estruturas, a ampliação do seu número de clientes e a elevação da sua cobertura mundial de atuação, essas empresas podem transformar-se em grandes organizações que são as chamadas big techs.

As intituladas big techs são grandes empresas do setor de tecnologia da informação e da comunicação que dominam grande parte do mercado de inovação no mundo. Essas organizações já estão consolidadas no espaço econômico mundial e apresentam uma vasta rede de atuação.

Saiba mais: Capitalismo informacional — resultado da relação entre tecnologia, capital e conhecimento

Big techs no Brasil

O Brasil possui algumas empresas de tecnologia de destaque regional, porém essas organizações não apresentam as mesmas condições e características no cenário econômico mundial como as big techs. Mesmo assim, o país é um importante mercado para as big techs e conta com várias filiais dessas empresas, especialmente as de origem estadunidense.

O Brasil, em razão da vasta população absoluta, do amplo acesso às redes de informação e do relativo desenvolvimento econômico, é um mercado importante para as big techs, que têm atuação maciça no território nacional, com destaque para a operacionalização de redes sociais e de aplicativos de celulares. O setor de tecnologia no Brasil vem crescendo de forma consiste nos últimos anos, mas ainda carece de maiores investimentos em capital e mão de obra qualificada.

Créditos das imagens

[1] gguy/ Shutterstock

[2] cleanfotos/ Shutterstock

Notas

|1| Adaptado de PONCIANO, J. The World’s Largest Technology Companies In 2023: A New Leader Emerges. Forbes. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/jonathanponciano/2023/06/08/the-worlds-largest-technology-companies-in-2023-a-new-leader-emerges/?sh=6c2f2d875d1d.

Fontes

PICKERT, L. Big Techs: o que são e o que esperar das gigantes da tecnologia em 2023?. AAA Inovação. Disponível em: https://blog.aaainovacao.com.br/bigh-techs-gigantes-da-tecnologia/.

PONCIANO, J. The World’s Largest Technology Companies In 2023: A New Leader Emerges. Forbes. Disponível em: https://www.forbes.com/sites/jonathanponciano/2023/06/08/the-worlds-largest-technology-companies-in-2023-a-new-leader-emerges/?sh=6c2f2d875d1d.

REDAÇÃO. O que difere as Big Techs de outras empresas de tecnologia?. Forbes. Disponível em: https://forbes.com.br/forbes-tech/2023/02/o-que-difere-as-big-techs-de-outras-empresas-de-tecnologia/.

RODRIGUES, J. Você sabe o que são big techs?. Culte. Disponível em: https://blog.culte.com.br/voce-sabe-o-que-sao-big-techs/.

VALINOR, R. Big Techs: o que são? Conheça 6 exemplos!. Remessa Online. Disponível em: https://www.remessaonline.com.br/blog/big-techs/.

Publicado por Mateus Campos

Artigos Relacionados

As redes de comunicação no mundo globalizado
As redes de comunicação exercem um importante papel no mundo globalizado. Clique aqui e entenda!
Capitalismo Informacional
Entenda o que é o capitalismo informacional, seus principais aspectos e efeitos sobre a sociedade e seu espaço geográfico.
Capitalismo financeiro
Entenda o que é capitalismo financeiro, como ele surgiu e quais são as suas principais características. Veja como funciona o capitalismo financeiro no Brasil.
Empresas multinacionais
Clique aqui e saiba quais são as principais características das empresas multinacionais. Entenda como surgiram e conheça o funcionamento dessas grandes corporações.
Era da Informação
Uma análise sobre as características e dinâmicas principais da Era da Informação ou Era Digital.
Formação dos conglomerados internacionais
Saiba o que são os conglomerados internacionais e descubra como se formaram as maiores empresas da economia mundial.
Meio técnico-científico-informacional
Clique aqui e saiba quais são as principais características do meio técnico-científico-informacional. Entenda o que ele representa.
O que é Globalização?
Globalização é o processo de mundialização do espaço geográfico.
Países desenvolvidos
Saiba mais sobre os países desenvolvidos, nações que apresentam elevado desenvolvimento social e econômico.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Condição de existência de triângulos
Nessa aula veremos a condição de existência de um triângulo utilizando um raciocínio lógico e em seguida formalizando esse conhecimento.