Operações matemáticas básicas
As quatro operações matemáticas básicas são a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, consideradas essenciais para o aprendizado da Matemática. Podemos utilizá-las em diferentes situações cotidianas, desde as mais simples — como a ida a um supermercado, o controle da quantidade de produtos em um estoque, as situações que exigem contagem — até as mais complexas — como os estudos das engenharias, das bolsas de valores, entre outras. Por isso é de grande importância compreender essas quatro operações e todas as suas propriedades.
Leia também: Potenciação — uma operação matemática que se baseia na multiplicação
Resumo sobre as operações matemáticas básicas
- As operações matemáticas básicas são utilizadas como base da Matemática.
- São elas: adição, subtração, multiplicação e divisão.
- A adição e a subtração são conhecidas como operações inversas entre si.
- A multiplicação e a divisão também são operações inversas entre si.
- Adição, subtração, multiplicação e divisão são representadas, respectivamente, pelos símbolos +, –, ×, ÷.
- O resultado da adição é chamado de soma.
- O resultado da subtração é chamado de diferença.
- O resultado da multiplicação é chamado de produto.
- O resultado da divisão é chamado de quociente.
Quais são as operações matemáticas básicas?
As operações matemáticas são adição, subtração, multiplicação e divisão. Vejamos, a seguir, cada uma.
→ Adição
A primeira operação básica é a adição. Adicionar diz respeito a: aumentar, acrescentar, juntar, entre outras palavras. Essa operação consiste em somar dois ou mais números e é indicada pelo símbolo + (lê-se: mais) entre eles. Veja o exemplo:
\(2+3=5\)
O exemplo diz que 2 mais 3 é igual a 5. Isso significa que, ao juntarmos 2 unidades com 3 unidades, teremos um total de 5 unidades.
Os números 2 e 3 nesse caso são conhecidos como as parcelas da adição, já o número 5 é a soma. De modo geral, o resultado de uma adição é sempre uma soma, e os números que estamos somando são as parcelas.
Veja mais exemplos de adição:
4 + 7 = 11
32 + 15 = 47
3,2 + 4,7 = 7,9
◦ Propriedades da adição
A adição possui quatro propriedades importantes, são elas: a comutatividade, a associatividade, o elemento neutro e o elemento oposto. Veja sobre cada uma delas a seguir:
Comutatividade: a ordem das parcelas não altera a soma. Exemplo:
\(2+3=5\ \)
\(3+2=5\ \)
Independentemente da ordem das parcelas de uma adição, a soma sempre será a mesma.
Associatividade: ao somarmos três ou mais números, o resultado é o mesmo, independentemente da ordem em que realizamos as somas. Exemplo:
\(\left(2+3\right)+1=2+\left(3+1\right)\)
\(5+1=2+4\ \)
\(6=6\)
Note que, no primeiro membro da igualdade, a soma realizada primeiro foi a de 2 + 3; já no segundo membro, a soma realizada primeiro foi 3 + 1. Perceba que, independentemente dessa ordem, o resultado encontrado foi o mesmo, nesse caso: 6.
Existência do elemento neutro: existe um elemento neutro, que, ao somar-se um número com ele, o resultado será o próprio número. O número 0 é o elemento neutro da adição, pois, quando somamos qualquer número ao 0, encontramos como resultado o próprio número. Exemplo:
5 + 0 = 5 e 0 + 5 = 0
Existência do elemento oposto: o elemento oposto de um número, conhecimento também como simétrico, é o número que, quando somado com o número original, o resultado é 0. Exemplos:
\(2+\left(-2\right)=0\)
\(-4+4=0\ \)
2 e – 2 são elementos opostos, assim como – 4 e 4.
→ Subtração
A segunda operação básica é a da subtração. Subtrair se relaciona a termos como: diminuir, menos, retirar, restar, diferença, perder, entre outros. A subtração é representada pelo símbolo - (lê-se: menos) e é a operação inversa da adição. Veja o exemplo:
\(5-3=2\ \)
O exemplo diz que 5 menos 3 é igual a 2. Na subtração, o valor que ocupa o espaço representado pelo 5 no exemplo é conhecido como minuendo; o valor que ocupa o espaço representado pelo 3 é conhecido como subtraendo; e o resultado da subtração é conhecido como diferença, que, nesse caso, é igual a 2.
A subtração é conhecida como operação inversa da adição. No exemplo 5 – 3, procura-se a diferença entre 5 e 3, e o resultado é 2, e sabemos que 3 + 2 é igual a 5.
De modo geral, temos que:
\(11-8\ \)
Ao representar essa operação, estamos procurando qual número somado a 8 resulta em 11, ou seja, qual a diferença entre 11 e 8, ou quantas unidades a mais o 11 tem em relação ao 8. O resultado é 3 porque sabemos que 8 + 3 = 11, então temos que:
\(11-8=3\)
Veja outros exemplos de subtração:
\(10-4=6\)
\(28-18=10\)
\(3,14-2,11=1,03\)
Importante: As propriedades apresentadas para a adição anteriormente não são válidas para a subtração, ou seja, a subtração não é comutativa nem associativa, não existe elemento neutro nela e não há também existência de oposto.
Veja também: Qual é o algoritmo da subtração?
→ Multiplicação
A terceira operação básica da Matemática é a da multiplicação. A multiplicação é a soma sucessiva de um número por ele mesmo e é representada pelo símbolo × ou ⋅ (lê-se: vezes). Veja o exemplo:
\(3\times5=15\)
A operação 2×5 quer dizer que estamos somando o 5 com ele mesmo três vezes, ou seja 5 + 5 + 5. Sabemos que 5 + 5 + 5 = 15, então 3×5 é igual a 15.
Na multiplicação os números multiplicados são conhecidos como fatores e o resultado é conhecido como produto.
Veja outros exemplos:
\(8\times6=48\)
\(2,5\times2=5\)
\(12\times11=132\)
◦ Propriedades da multiplicação
Assim como a adição, a multiplicação tem propriedades importantes, são elas: comutatividade, associatividade, existência de um elemento neutro, existência do elemento inverso. Veja sobre cada uma delas a seguir.
Comutatividade: a ordem dos fatores não altera o produto. Exemplo:
\(2\times3=6\)
\(3\times2=6\)
Na multiplicação, independentemente da ordem dos fatores, o produto será sempre o mesmo.
Associatividade: na multiplicação de três ou mais números, a ordem em que realizamos a operação não altera o produto: Exemplo:
\(\left(2\times4\right)\times5=2\times\left(4\times5\right)\)
\(8\times5=2\times20\ \)
\(40=40\ \)
Note que, em cada lado, os produtos foram calculados em ordem diferente, ainda assim, o resultado foi o mesmo.
Existência de um elemento neutro: existe um elemento na multiplicação que, ao multiplicarmos qualquer número por ele, o resultado é o próprio número. O elemento neutro da multiplicação é o número 1, pois todo número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo. Exemplo:
\(12\times1=12\ \)
\(1\times12=12\)
Existência do inverso: para todo número racional, existe um elemento inverso tal que o produto desse número pelo seu inverso é igual ao elemento neutro da multiplicação: 1. Exemplos:
\(2\times\frac{1}{2}=1\)
\(-\frac{1}{3}\times\left(-3\right)=1\)
Então sabemos que 2 e \( \frac{1}{2}\) são inversos e que \(-\frac{1}{3}\) e \(-3\) são inversos.
→ Divisão
A última das operações básicas é a da divisão. Dividir consiste em: repartir, racionar, fragmentar. A divisão é representada pelo símbolo ÷ ou : (lê-se: dividido por) e é a operação inversa da multiplicação. Veja o exemplo:
10 ÷ 2 = 5
O exemplo diz que 10 dividido por 2 é igual a 5. Na divisão o número dividido é conhecido como dividendo, no exemplo, é o número 10. O número que divide o dividendo é conhecido como divisor, no exemplo, é o número 2. O resultado da divisão é conhecido como quociente.
A divisão é a operação inversa da multiplicação, porque, para encontrar qual é o resultado da divisão de 10 por 2, recorremos à multiplicação. Buscando saber qual é o número que, multiplicado por 2, tem como resultado 10, acha-se o 5, então como 5 ×2 = 10, o resultado de 10÷2=5.
Veja outros exemplos de divisão:
18 ÷ 9 = 2
30 ÷ 6 = 5
1,21 ÷ 1,1=1,1
Acesse também: Qual é o algoritmo da divisão?
Exercícios resolvidos sobre as operações matemáticas básicas
Questão 1
O salário da Kárita na sua empresa é igual a um valor fixo de R$ 500 mais uma comissão de R$ 25 a cada cliente que ela conseguir levar até a empresa. Se em determinado mês ela conseguiu convidar 64 clientes para a loja, o seu salário foi de:
A) R$ 1600
B) R$ 1900
C) R$ 2000
D) R$ 2100
E) R$ 2200
Resolução:
Alternativa D
Calculando o salário de Kárita, temos que:
64 ⋅ 25 + 500 = 1600 + 500 = 2100
Questão 2
Durante a pandemia de covid-19, para atender aos protocolos de segurança, uma escola comprou 12 dispensers de álcool em gel, de 800 ml cada. Sabendo que foram comprados 134.400 ml de álcool em gel, e que, a cada semana, é necessário preencher os 12 dispensers, então o número de semanas que o álcool em gel comprado durará é de:
A) 7 semanas
B) 14 semanas
C) 21 semanas
D) 54 semanas
E) 167 semanas
Resolução:
Alternativa B
Calculando, temos que:
134400 : 800 = 168
É possível encher 168 dispensers. Como temos 12 preenchidos semanalmente, então temos que:
168 : 12 = 14
Logo, o álcool em gel comprado durará 14 semanas.