Whatsapp icon Whatsapp

Osmose

Osmose é o processo em que a água move-se, sem gasto de energia pela célula, do meio menos concentrado para o mais concentrado através de uma membrana seletivamente permeável.
Ilustração com o processo da osmose entre as membranas
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.

Osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana semipermeável e ocorre da solução menos concentrada para a mais concentrada. Esse processo é um tipo de transporte passivo, pois, durante a osmose, a célula não gasta energia.

Leia também: Osmorregulação nos peixes

Resumo sobre osmose

A osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana seletivamente permeável. Nessa difusão, observa-se a movimentação do solvente do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. Essa movimentação da água acontece até que as concentrações dos dois lados da membrana estejam iguais. A osmose pode ser observada no nosso dia a dia, quando, por exemplo, colocamos sal em uma salada, fazendo com que os vegetais ali presentes percam água por osmose para o meio externo (mais concentrado) e murchem.

Como acontece a osmose?

A osmose acontece quando temos uma situação em que uma solução mais concentrada está de um lado de uma membrana seletivamente permeável, e, do outro lado, há uma solução menos concentrada. A solução mais concentrada apresenta maior concentração de soluto (material que está dissolvido em outro) e menor concentração de água, enquanto a menos concentrada apresenta maior concentração de água livre e menor concentração de soluto.


A osmose acontece até que a concentração iguale-se nos dois lados da membrana.

Nesse caso, a água tende a se difundir através da membrana, indo do meio menos concentrado para o meio mais concentrado. A difusão da água acontece até o momento em que a concentração dos dois lados da membrana esteja igual.

Leia também: A água como solvente

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Osmose em células animais e vegetais

A osmose acontece em células de diferentes organismos. A seguir, falaremos a respeito da osmose em células animais e vegetais:

  • Célula animal – Quando a célula animal encontra-se em uma solução isotônica (solução que apresenta mesma concentração do que o interior da célula), a água flui entre a membrana plasmática na mesma proporção para dentro e para fora da célula. Em solução hipotônica (solução que apresenta concentração menor do que o interior da célula), ocorrerá uma entrada de grande quantidade de água por osmose na célula, o que vai levá-la a uma lise (rompimento da membrana). Já quando a célula animal é colocada em uma solução hipertônica (solução que apresenta concentração maior do que o interior da célula), ela irá perder água por osmose para o ambiente e irá murchar.

Observe como a célula animal comporta-se em meios com diferentes concentrações.
Observe como a célula animal comporta-se em meios com diferentes concentrações.

  • Célula vegetal – Nas células vegetais, observa-se que a osmose promoverá resultados diferentes, em decorrência da presença de uma parede celular. Na solução hipotônica, a água entra na célula, porém a presença da parede impede que ela se rompa, como ocorre com a célula animal. Nesse ponto, dizemos que as células estão turgidas. Na solução hipertônica, a célula perde água e observa-se que a membrana plasmática desgruda-se da parede celular. Nesse caso, temos o fenômeno plasmólise. No ambiente isotônico, a entrada e a saída de água acontecem na mesma proporção. Nesse caso, a célula fica flácida.


Observe como a célula vegetal comporta-se em meios com diferentes concentrações.

Exemplo de osmose no nosso dia a dia

A osmose ocorre com frequência em nosso dia a dia. Quando temperamos uma salada de alface com sal, por exemplo, vemos que logo as folhas murcham. Isso ocorre em decorrência de a alface perder água por osmose para o meio, que, no caso, está mais concentrado (rico em sal).

 

 

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Células procariontes
Neste texto entenderemos o que são células procariontes, conheceremos suas características e descobriremos quais são os organismos procariontes.
Cílios e Flagelos
Confira aqui as principais características e funções dos cílios e flagelos!
Difusão Facilitada
O transporte passivo de substâncias pela membrana plasmática, regulado por enzimas carreadoras.
Endocitose e exocitose
Compreenda a diferença entre endocitose e exocitose, além de entender como ocorrem esses processos.
Membrana plasmática
Que tal ampliar seus conhecimentos a respeito da membrana plasmática? Clique aqui e conheça as principais características dessa membrana e suas funções!
Parede celular
Amplie seus conhecimentos a respeito das características da célula vegetal com este texto sobre a parede celular.
Respiração Anaeróbia
Um menor rendimento energético para o funcionamento celular.
Transporte passivo
Clique aqui e aprenda mais sobre o transporte passivo, suas principais características e a diferença entre difusão simples, difusão facilitada e osmose.
video icon
Professor com chinelos nas mão ao lado do escrito"Como um chinelo pode salvar a sua vida?".
Biologia
Como um chinelo pode salvar a sua vida?
Saiba a importância do uso do chinelo para a prevenção de doenças transmitidas por vermes, fungos e bactérias.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Pessoa com as pernas na água
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
video icon
fone de ouvido, bandeira do reino unido e caderno escrito "ingles"
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
video icon
três dedos levantados
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.