Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha internacional que procura conscientizar e informar a população acerca do câncer de próstata e da importância de prevenir a doença.
O Novembro Azul é uma campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

O Novembro Azul é uma campanha internacional de conscientização e prevenção ao câncer de próstata. Essa campanha surgiu na Austrália, em 2003, com o nome de Movember, espalhando-se pelo planeta e chegando ao Brasil em 2011. Seu foco é conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata.

Essa campanha também buscar disseminar informação sobre a doença, permitindo que as pessoas possam identificar sintomas e procurar tratamento. Além disso, o Novembro Azul procura combater preconceitos acerca dos exames necessários para a prevenção bem como reforçar a atenção com o autocuidado por parte das pessoas com próstata.

Leia também: Outubro Rosa a campanha contra o câncer de mama

Resumo sobre Novembro Azul

  • O Novembro Azul é uma campanha internacional de conscientização e prevenção do câncer de próstata.

  • Essa campanha buscar trazer informações a respeito da doença e da importância de um diagnóstico precoce.

  • Ela surgiu na Austrália em 2003, chegando ao Brasil em 2011.

  • Diversas ações podem ser realizadas no período, como panfletagens, palestras, ações publicitárias etc.

  • A campanha também procura reforçar o cuidado com sua saúde por parte das pessoas com próstata.

Significado do Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha internacional que escolheu o mês de novembro como o momento para reforçar ações de prevenção e conscientização sobre o câncer de próstata. Naturalmente, a campanha tem como público-alvo pessoas com próstata, o grupo que pode contrair a doença em algum momento da vida, mas também preocupa-se em conscientizar as demais pessoas para que haja uma preocupação geral acerca da doença.

A campanha procura reforçar os cuidados com relação ao câncer, a fim de que se realize o acompanhamento médico para garantir a prevenção dele. Além disso, o Novembro Azul procura incentivar a preocupação dos homens cisgênero com a sua saúde, visto que é comum esse grupo negligenciar a própria saúde.

Essa iniciativa surgiu na Austrália, em 2003, sendo chamada de Movember. A campanha de conscientização sobre o câncer de próstata ganhou popularidade e passou a ser realizada em outros países. No Brasil, ela começou em 2011, sendo uma iniciativa do Instituto Lado a Lado pela Vida, tendo como objetivo combater o preconceito que há com o exame de toque retal.

Quais os objetivos do Novembro Azul?

Os objetivos do Novembro Azul são os seguintes:

  • conscientizar a comunidade a respeito dos riscos que o câncer de próstata pode causar;

  • garantir sua prevenção permitindo que as pessoas possam identificar sintomas da doença;

  • conscientizar a respeito da importância que um diagnóstico precoce para que o tratamento tenha suas chances de sucesso ampliadas;

  • informar sobre a importância dos exames de prevenção e combater qualquer tipo de preconceito que exista com relação a eles;

  • orientar sobre locais e formas de procurar atendimento médico;

  • conscientizar sobre os sintomas suspeitos;

  • incentivar o autocuidado das pessoas com próstata com a sua saúde.

Como comemorar o Novembro Azul?

Existem diversas maneiras de participar do Novembro Azul. Enquanto campanha de conscientização, ele pode ser marcado por diversas iniciativas que relembrem a população o significado do período. Propagandas podem ser colocadas em locais públicos anunciando a campanha e sua importância.

Além disso, podem ocorrer panfletagem em locais públicos, como hospitais; ações de publicidade na televisão e nas redes sociais; e eventos como palestras sobre a campanha e a prevenção do câncer de próstata, seja em locais públicos, seja em eventos privados.

Prédios governamentais podem ser iluminados com a cor azul. Diversas outras medidas podem ser tomadas por órgãos do governo e também por instituições privadas de todas as áreas.

Leia também: Dia Nacional de Combate ao Câncer

Exames que podem ser realizados no Novembro Azul

Para diagnosticar o câncer de próstata, é fundamental o exame de toque retal e o de sangue, conhecido como PSA (Antígeno Prostático Específico). Esses dois exames, apesar de sua importância, não podem ser usados de maneira isolada para afirmar com precisão a ausência ou presença de câncer. Em caso de alteração neles, pode-se solicitar uma biópsia para a confirmação da presença do tumor e exames de imagem para verificar se outras áreas foram atingidas.

Recomenda-se que, a partir dos 50 anos, o urologista seja procurado anualmente para a realização dos exames. Pacientes que tenham histórico familiar da doença devem procurar o médico a partir dos 45 anos de idade. Estima-se que pessoas com próstata com parentes próximos que tiveram esse tipo de câncer antes dos 60 anos tenham, em média, três a 10 vezes mais chances de desenvolver a doença.

Sendo assim, ficar atento aos sinais do corpo e procurar o médico com frequência é extremamente importante para diagnósticos precoces e tratamentos mais eficientes. Não deixe, portanto, que o medo ou a vergonha sejam empecilhos para o cuidado com a saúde.

Câncer de próstata

O câncer de próstata pode desencadear problemas como micção frequente e sangue na urina.

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum em pessoas com próstata, sendo considerado um tumor da terceira idade. Isso se deve ao fato de que mais da metade dos casos de câncer de próstata ocorre em pessoas com mais de 65 anos de idade.

São principais fatores de risco para o desenvolvimento dessa doença: idade, histórico familiar, obesidade e exposição a algumas substâncias, como arsênio e produtos de petróleo. Pessoas negras também apresentam chance aumentada de desenvolver a doença.

Esse tipo de câncer geralmente apresenta evolução lenta, portanto, é essencial estar atento a sinais e sempre fazer exames preventivos. O diagnóstico precoce pode ser a chave para um tratamento de sucesso.

  • Sintomas do câncer de próstata

O câncer de próstata, geralmente, evolui lentamente, sendo assim, os sintomas são percebidos quando a doença já está em estágio avançado, dificultando o tratamento. Seus principais sintomas são a diminuição do jato de urina e o aumento na frequência urinária. Também podem haver dificuldade ao urinar e sangue na urina.

Vale salientar que, muitas vezes, esses sintomas estão relacionados não com o câncer, e sim com o crescimento benigno da próstata, uma condição comum em pessoas mais velhas.

Frases sobre Novembro Azul

  • “Um toque que pode salvar a sua vida.” (Marta Helena Nascimento)

  • “Homens unidos pela saúde: Novembro Azul é o momento de se informar, se cuidar e apoiar uns aos outros.” (Shirlei Santos)

  • Vamos dizer basta ao preconceito neste Novembro Azul! Permita o cuidado pelo toque.

Fontes

VILAR, Isabela. Novembro Azul recomenda exames da próstata para prevenção de câncer. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2022/11/novembro-azul-recomenda-exames-da-prostata-para-prevencao-de-cancer

REDAÇÃO. Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/

Publicado por Daniel Neves Silva
Português
“De encontro a” ou “ao encontro de”: qual a diferença?
“De encontro a” e “ao encontro de” são expressões que possuem sentidos opostos. Apesar disso, a confusão entre elas é bastante comum. Por isso, nesta videoaula, iremos distinguir as situações em que são empregadas e aprendê-las adequadamente.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos