Amnésia

Falta de memória

É a perda de memória parcial ou completa. Tem como causa a deterioração progressiva e irreversível do sistema nervoso e por danos a partes do cérebro responsáveis pelo armazenamento da memória.

Há causas orgânicas e psicológicas, entre as orgânicas estão infecções que atingem o tecido cerebral, traumas ou ferimentos na cabeça, alcoolismo, insuficiência vascular, derrame cerebral e consumo de drogas.

A amnésia acontece de repente e apresenta uma desorientação maior para o tempo e menor para local e pessoas.

Tipos de Amnésia

Anterógrada: quando o paciente se lembra de eventos que aconteceram no passado distante, mas não se recorda do que aconteceu ontem.

Retrógrada: quando a pessoa lembra-se apenas do que aconteceu recentemente e não recorda de eventos distante.

Global transitória: que pode ser desencadeada por enxaquecas ou por um ataque isquêmico transitório, em que o sangue deixa de circular em partes do cérebro. O ataque pode durar de meia hora a 24 horas.

Tratamento

A despeito do trauma para o paciente, o prognóstico de recuperação é muito bom. Em qualquer tipo de amnésia, somente um médico especializado (neurologista) pode recomendar o tratamento adequado.

Publicado por Gabriela Cabral
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.