Le Parkour

Um tranceur, adepto do Le Parkour.
É uma atividade onde seus adeptos (tranceurs, traceuse) percorrem um caminho cheio de obstáculos e tem por finalidade chegar ao final do percurso em menos tempo. Para participar dessa disciplina, primeiramente é necessário ter muito equilíbrio e velocidade, além de agilidade e força. Existem várias manobras, cada uma com graus de dificuldade diferentes. Uma das manobras mais radicais é quando os tranceurs saltam de um prédio para outro, com alturas variando entre 10 a 20 metros. O Parkour nasceu a aproximadamente 10 anos nos subúrbios de Paris, na França, quando Sebastian Foucan e David Belle passaram a utilizar técnicas de uma atividade conhecida como Método Natural, modalidade na qual Raymond Belle, pai de David, era especialista. Consiste em ultrapassar todos os obstáculos que forem aparecendo, usando apenas a força física e a agilidade. A técnica passada pelo pai fez com que David Belle e seu amigo Foucan, dessem início à modalidade do Le Parkour, por esse motivo os dois são considerados os pais dessa disciplina. Esse esporte possui aproximadamente 200 mil adeptos ao redor do mundo. Muitos jovens tiveram como motivação o movimentos radicais, alguns sendo mostrados no cinema como nos filmes “13º Distrito” e “007 - Casino Royale”.

Quem pode praticar?

Qualquer pessoa pode praticar desde que tenha um bom preparo físico e, seja provido de boa saúde. Mas antes de começar qualquer atividade física, você primeiro deve consultar um médico, mudar sua alimentação para que esteja de acordo com as necessidades do seu corpo, além disso, você tem que treinar muito e ser auxiliado por um profissional, evitando certos acidentes. No Brasil esse esporte teve inicio em 2004, com jovens de Brasília e de São Paulo, os quais encontraram no Le Parkour uma forma de diversão.

Alguns movimentos são:

• Kash Vault;
• Dash Vault;

• Gap jump;
• Cat-To-Cat;
• Cat leap;
• Drop;
• Vault.
Publicado por Eliene
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos