Concentração
Concentração é a capacidade que uma pessoa tem de manter seu pensamento num único assunto, com disciplina, sem permitir que esse se desvie para outras coisas.
Manter a atenção durante todas as aulas não é nada fácil. Isso depende da motivação enquanto aluno, das metas que deseja atingir, mas também de uma aula que traga estímulo para toda a turma.
O aluno pode manter algumas atitudes que irão auxiliá-lo na concentração, como: não pensar em assuntos que não dizem respeito às aulas; não fazer uso de celular, ipod, mini-games e outros; deixar as conversas para o horário do recreio; se desligar dos barulhos alheios, vindos das ruas; manter os olhos voltados para o professor bem como para suas explicações; anotar os conteúdos apresentados.
Fazer as tarefas e estudar em casa deve se tornar um hábito, o que também é uma forma de ajudar a concentrar nas aulas, pois quando conhecemos a matéria o raciocínio funciona melhor.
Nos momentos de lazer, é interessante utilizar jogos como de memória, paciência, blocos de construção, quebra-cabeças, dentre outros, pois estimulam a concentração. Assistir a filmes também é uma forma de melhorar essa característica, principalmente os desenhos animados de cinema mudo, que são uma delícia de assistir. Os vídeo games levam o jogador a um alto nível de concentração, mas ao contrário de outros jogos, podem trazer um estado de euforia intenso, prejudicando a tranqüilidade.
Mexer com plantas, montar uma horta também são atividades que proporcionam grande prazer e podem ajudar. Estas trazem tranqüilidade, deixando a pessoa mais centrada.
Aulas de música e artes são ótimos programas para estimular o cérebro e manter a pessoa em equilíbrio. Os alunos devem ocupar seu tempo com essas atividades, bem como os exercícios físicos, que ajudam a descarregar as energias em excesso.
Quem utiliza essas atividades tem grande possibilidade de melhorar seu nível de atenção e se sair melhor nos estudos.