Campo visual de um espelho plano

Quanto mais próximo estiver um observador do espelho, maior será seu campo visual

Praticamente todo mundo tem espelhos: em suas casas, no carro, alguns em bolsas etc. Denominamos imagem aquilo que vemos através do espelho. De uma maneira bastante geral, espelho plano é uma superfície metálica bem polida capaz de refletir a luz. Geralmente, na confecção de um espelho, usa-se uma placa de vidro onde é colocada uma câmara bem fina de prata ou alumínio em uma de suas faces.

Em um espelho plano, a imagem conjugada é virtual, direita, do mesmo tamanho do objeto e posicionada simetricamente ao objeto em relação ao plano do espelho. Resumindo, a imagem e o objeto situam-se a uma mesma distância.

Denominamos campo visual de um espelho plano toda a região que um observador consegue ver por reflexão. O campo visual é tanto maior quanto mais próximo estiver o observador do espelho. Vejamos a figura abaixo: nela temos um observador O e o espelho plano E.

Para que possamos determinar graficamente o campo visual desse espelho para o observador, devemos encontrar a imagem O’ deste, simétrica em relação ao espelho, e traçar os segmentos O’A e O’B.

Os raios incidentes nos pontos A e B, as extremidades do espelho, que chegam ao observador por reflexão, determinam, para ele, o campo visual do espelho, que é a região sombreada na figura acima. Qualquer ponto objeto colocado no campo visual do espelho é visto por reflexão pelo observador O

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Moda e Mediana
Nessa aula veremos como calcular a moda e a mediana de uma amostra. Mosrarei que a moda é o elemento que possui maior frequência e que uma amostra pode ter mais de uma moda ou não ter moda. Posteriormente, veremos que para calcular a mediana devemos montar o hall (organizar em ordem a amostra) e verificar a quantidade de termos dessa amostra.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos