Consequências da lei de Stevin

A superfície do líquido em repouso, contido em um vaso comunicante, mantém-se na mesma horizontal

De acordo com a lei de Stevin, a diferença de pressão entre dois pontos no interior de um líquido estático é igual ao produto da densidade do líquido pelo módulo da gravidade e pela altura da coluna líquida.

Podemos então dizer que a diferença de pressão entre dois pontos de uma coluna líquida é diretamente proporcional ao desnível, isto é, a altura entre esses pontos. Mas, para diferentes pontos situados na mesma altura, isto é, na mesma superfície horizontal, a altura é igual a zero h = 0 e a variação de pressão também é zero.

Logo, podemos concluir que para pontos situados a uma mesma altura a pressão é igual. Essa pressão geralmente é a própria pressão atmosférica local. Assim, como a pressão atmosférica em uma região pode ser considerada constante, pontos da mesma superfície estão submetidos à mesma pressão.

Uma básica e imediata aplicação da conclusão definida por Stevin são os vasos comunicantes, como por exemplo, o vaso comunicante da figura acima. A superfície livre de um líquido estático, isto é, em repouso, contido em recipientes que estabelecem uma comunicação entre si, mantém sempre a mesma altura, independentemente da forma ou do volume de líquido neles contido.

Publicado por Domiciano Correa Marques da Silva
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.