Entendendo o Motor de Um Carro

O cilindro, a vela, o bico injetor de combustível e o pistão são mecanismos que atuam para o funcionamento do motor de um carro.
Motor de combustão

 O meio de transporte mais utilizado no mundo moderno é o veículo automotor. Acredita-se que essa fascinante máquina tenha surgido ainda no século XVII, na China. Os primeiros carros inventados eram movidos a vapor, hoje temos motores movidos a combustíveis fósseis, eletricidade, energia solar, entre outros.

Mas você sabe como funciona um motor de combustão?
Dentro do motor existe um mecanismo chamado cilindro, dentro dele estão posicionados: vela, bico injetor de combustível e pistão.

A vela é responsável por gerar faíscas dentro do cilindro e dar ignição no combustível liberado pelo bico injetor. Esse processo gera uma explosão dentro do cilindro, com energia suficiente para colocar o pistão em movimento. O pistão, por sua vez, provoca, através de um sistema de engrenagens, a rotação do eixo do motor.



Etapas da combustão dentro do cilindro

De toda a energia gerada pela explosão, apenas 30% é convertida em energia mecânica, e a grande parte dessa energia é dissipada na forma de calor, gerando o aquecimento do motor. Outra parte da energia é utilizada no sistema de refrigeração da água do radiador.
A energia mecânica gerada pelo motor é reaproveitada pelo alternador, que é convertida em energia elétrica, suficiente para dar continuidade ao ciclo de combustão e para o funcionamento de toda a parte elétrica do veículo.

Publicado por Kleber G Cavalcante
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.