Panela de Pressão

A panela de pressão aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C. Assim, ela cozinha os alimentos de forma mais rápida.
A panela de pressão possibilita que os alimentos coziem mais rápido
A panela de pressão possibilita que os alimentos coziem mais rápido

Criada por um físico francês chamado Denis Papin, a panela de pressão é um objeto de uso culinário capaz de cozinhar em água alimentos de forma muito mais rápida que outros tipos de panela.
Isso porque o objeto aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C.
Essa precisão ocorre pelo fato de possuir em torno de sua tampa uma borracha que veda, ou seja, impede a saída total do vapor, que por sua vez é controlado por um orifício no centro da tampa. Em cima do orifício encontra-se um peso, responsável pelo controle da pressão.


Além desses objetos, a panela de pressão também possui uma válvula de segurança, normalmente localizada em sua tampa.
Quando os alimentos são cozidos nesse tipo de recipiente, recebem mais calor, sofrem uma pressão maior e um peso sobre eles. A temperatura interna da panela chega a, aproximadamente, 120°C.

O controle de saída do vapor é feito pelo pino e por seu peso, e caso ocorra algum incidente, a válvula de segurança é aberta, possibilitando a saída do vapor.

Dicas:

• Mantenha o orifício central da panela sempre limpo, afinal, ele é o escape do vapor.
• Se a chama do fogo for abaixada ao iniciar a pressão, de forma que a fervura se mantenha, o tempo de cozimento não é alterado, isso porque a temperatura não varia.
• Nunca se deve encher totalmente a panela, pois o vapor presente em seu interior precisa de espaço.
• Procure não esfriar a panela sob a torneira, pois o choque térmico pode danificar o objeto.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Mundo Educação

Publicado por Talita Alves dos Anjos
Português
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”?
“Volta às aulas” ou “volta as aulas”? A dúvida é pertinente e, nesta videoaula, compreenderemos por que “volta às aulas” é a forma mais adequada, considerando o emprego do acento grave indicativo da crase. Não deixe de assistir.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos