A atividade pesqueira no mundo
Os oceanos e mares sempre foram extremamente importantes para a humanidade, principalmente em razão da atividade pesqueira, desenvolvida em todos os continentes. Para alguns países essa é uma das principais fontes de renda.
A relevância dessa atividade é provada quando verificamos que ela emprega cerca de 30 milhões de pessoas em todo o mundo, número que supera a população de muitos países. Deste total, 95% são oriundos de países de economias frágeis, ou subdesenvolvidos.
Atualmente, cerca de 35% da produção mundial de pescados é proveniente de países asiáticos, entre os quais se destacam: China, Índia, Vietnã, Indonésia, Bangladesh e Filipinas, essa enorme participação no mercado se deve ao aumento do número de frotas.
Recentemente, inúmeros países passaram a investir em tecnologias empregadas na atividade pesqueira, isso com intuito de elevar a produtividade. Existe uma enorme disparidade entre as frotas pesqueiras dos países subdesenvolvidos e desenvolvidos, tendo em vista que nações ricas possuem embarcações munidas de câmara fria para armazenamento, radares para identificação de cardumes, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e um moderno sistema de industrialização do pescado. Enquanto isso, nos países pobres a pesca é realizada de forma artesanal, com pequenos barcos, redes construídas pelos próprios pescadores, desprovidos de aparelhos de navegação e de um lugar adequado para armazenar os peixes, fatores que determinam uma produtividade modesta.
Um dos principais problemas relacionados à atividade em questão é a pesca predatória, que não respeita os períodos de reprodução de muitas espécies de peixes. Essa prática tem comprometido a proliferação da vida marinha, colocando em risco o equilíbrio e a oferta de peixes para a própria atividade.
Grande parte das reservas de peixes marinhos, cerca de 70%, se encontra em áreas onde há intensa exploração, diante desse fato percebe-se que o risco de interrupção do ciclo de reprodução dos peixes é agravado, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação).
O principal problema da atividade pesqueira moderna é a existência de navios pesqueiros enormes que possuem grande arsenal tecnológico que favorece a captura de um elevado número de peixes. Entretanto, quando isso acontece, peixes de todos os tamanhos são apanhados. Os peixes que ainda não atingiram tamanho aceitável pela legislação ambiental, e não podem ser comercializados, são jogados no mar novamente, ocasionando um elevado índice de mortandade, desse modo, estima-se que somente 10% deles sobrevivem.
Vários movimentos ambientalistas têm mobilizado governos acerca dos riscos que a pesca predatória pode causar nos ambientes marinhos, diante disso, já foram estabelecidos tratados de âmbito internacional que colocam restrições em regiões onde há intensa e predatória exploração de peixes.
A atividade pesqueira é prejudicada também pela poluição dos oceanos e mares, especialmente nas costas de alguns países da Europa e no litoral japonês, a contaminação das águas oceânicas provoca uma diminuição na oferta de pescados. O Japão convive com esses dois problemas, por isso o destaque dessa atividade no país sofreu forte queda, tendo em vista que ele ocupava o primeiro lugar entre os grandes produtores e hoje está em terceiro lugar em nível mundial.
Publicado por Eduardo de Freitas
Artigos Relacionados
Os Terremotos e os Incas
Os Terremotos e os Incas, Os terremotos na cordilheira, Os constantes terremotos nas cidades Incas, Os Incas e as construções com técnicas avançadas, As causas dos terremotos na cordilheira dos Andes.
Os Tipos de Globalização
Os Tipos de Globalização, o fim do emprego, a competitividade econômica das empresas e dos países, as revoluções tecnológicas.
Química
Esterificação ou reação de esterificação
As reações de esterificação são processos químicos que ocorrem entre um ácido e um álcool, nos quais o ácido doa sua hidroxila e o álcool doa um hidrogênio, resultando na formação de éster e água, daí o nome desse tipo de reação.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
Biologia Evolutiva
Neodarwinismo
Essa teoria explica os processos evolutivos propostos na teoria da evolução de Darwin.
Febre
Se caracteriza por ser uma elevação da temperatura do corpo a níveis superiores que os normais, saiba mais.
Ciclo de Krebs
O ciclo de Krebs, é uma das etapas do processo de respiração celular.
Álgebra
A álgebra é a área da Matemática que estuda as operações com variáveis.
Proporção áurea
A proporção áurea é um conceito matemático que representa uma relação estética e harmônica que é considerada visualmente agradável.
Primeira fórmula de Moivre
A primeira fórmula de Moivre é usada para calcular potências de números complexos na forma polar ou trigonométrica.
População
Demografia
A demografia é uma ciência que realiza diversos estudos populacionais.
Geopolítica
Nova Ordem Mundial
Período geopolítico vivenciado pela sociedade planetária após o fim da Guerra Fria.
Tipos de indústria
Conheça alguns tipos de indústria de base.
Fontes de energia
Energia das Marés
Entenda como a força gravitacional do Sol e da Lua interferem nas marés.
Mecânica
Plano inclinado com atrito
Decompor as forças é uma das etapas para cálculos que envolvem o plano inclinado com atrito.
Ondulatória
Função de onda
Ao estudarmos as ondas vimos que elas têm origem em meios elásticos, como em cordas, na superfície da água, do ar, entenda.
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.