A atividade pesqueira no mundo
Os oceanos e mares sempre foram extremamente importantes para a humanidade, principalmente em razão da atividade pesqueira, desenvolvida em todos os continentes. Para alguns países essa é uma das principais fontes de renda.
A relevância dessa atividade é provada quando verificamos que ela emprega cerca de 30 milhões de pessoas em todo o mundo, número que supera a população de muitos países. Deste total, 95% são oriundos de países de economias frágeis, ou subdesenvolvidos.
Atualmente, cerca de 35% da produção mundial de pescados é proveniente de países asiáticos, entre os quais se destacam: China, Índia, Vietnã, Indonésia, Bangladesh e Filipinas, essa enorme participação no mercado se deve ao aumento do número de frotas.
Recentemente, inúmeros países passaram a investir em tecnologias empregadas na atividade pesqueira, isso com intuito de elevar a produtividade. Existe uma enorme disparidade entre as frotas pesqueiras dos países subdesenvolvidos e desenvolvidos, tendo em vista que nações ricas possuem embarcações munidas de câmara fria para armazenamento, radares para identificação de cardumes, GPS (Sistema de Posicionamento Global) e um moderno sistema de industrialização do pescado. Enquanto isso, nos países pobres a pesca é realizada de forma artesanal, com pequenos barcos, redes construídas pelos próprios pescadores, desprovidos de aparelhos de navegação e de um lugar adequado para armazenar os peixes, fatores que determinam uma produtividade modesta.
Um dos principais problemas relacionados à atividade em questão é a pesca predatória, que não respeita os períodos de reprodução de muitas espécies de peixes. Essa prática tem comprometido a proliferação da vida marinha, colocando em risco o equilíbrio e a oferta de peixes para a própria atividade.
Grande parte das reservas de peixes marinhos, cerca de 70%, se encontra em áreas onde há intensa exploração, diante desse fato percebe-se que o risco de interrupção do ciclo de reprodução dos peixes é agravado, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e a Alimentação).
O principal problema da atividade pesqueira moderna é a existência de navios pesqueiros enormes que possuem grande arsenal tecnológico que favorece a captura de um elevado número de peixes. Entretanto, quando isso acontece, peixes de todos os tamanhos são apanhados. Os peixes que ainda não atingiram tamanho aceitável pela legislação ambiental, e não podem ser comercializados, são jogados no mar novamente, ocasionando um elevado índice de mortandade, desse modo, estima-se que somente 10% deles sobrevivem.
Vários movimentos ambientalistas têm mobilizado governos acerca dos riscos que a pesca predatória pode causar nos ambientes marinhos, diante disso, já foram estabelecidos tratados de âmbito internacional que colocam restrições em regiões onde há intensa e predatória exploração de peixes.
A atividade pesqueira é prejudicada também pela poluição dos oceanos e mares, especialmente nas costas de alguns países da Europa e no litoral japonês, a contaminação das águas oceânicas provoca uma diminuição na oferta de pescados. O Japão convive com esses dois problemas, por isso o destaque dessa atividade no país sofreu forte queda, tendo em vista que ele ocupava o primeiro lugar entre os grandes produtores e hoje está em terceiro lugar em nível mundial.
Publicado por Eduardo de Freitas
Artigos Relacionados
Os Terremotos e os Incas
Os Terremotos e os Incas, Os terremotos na cordilheira, Os constantes terremotos nas cidades Incas, Os Incas e as construções com técnicas avançadas, As causas dos terremotos na cordilheira dos Andes.
Os Tipos de Globalização
Os Tipos de Globalização, o fim do emprego, a competitividade econômica das empresas e dos países, as revoluções tecnológicas.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Princípio fundamental da contagem
Nessa aula veremos o que é o princípio fundamental da contagem. O princípio fundamental da contagem é uma técnica para calcularmos de quantas maneiras decisões podem combinar-se. Se uma decisão pode ser tomada de n maneiras e outra decisão pode ser tomada de m maneiras, o número de maneiras que essas decisões podem ser tomadas simultaneamente é calculado pelo produto de n · m.
Últimas notícias
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
Teorias evolucionistas
As teorias apresentam como ponto principal a defesa de que os organismos do planeta sofrem modificações ao longo do tempo.
Osmose
Osmose é um processo de movimentação da água através de uma membrana semipermeável.
Coluna vertebral
Estrutura que forma o eixo do corpo, garante a sustentação e a movimentação do corpo.
Operações matemáticas básicas
São elas a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão.
Números
Os números são utilizados para representar quantidades, ordem e medidas.
Inflação
O aumento acentuado dos preços é uma característica da inflação.
O que são big techs?
Big techs são grandes empresas de tecnologia que dominam o cenário global de produção de informações.
Patrimônio cultural
Os patrimônios culturais, são importantes registros materiais ou imateriais da história de um povo.
Quilombolas
Quilombolas são membros remanescentes das comunidades chamadas quilombos.
Fatos curiosos sobre o Universo
Nosso Universo é fascinante e guarda consigo uma grande quantidade de curiosidades e conhecimentos a serem descobertos.
Bóson de Higgs
Os bósons de Higgs foram detectados em colisões de partículas, no acelerador chamado LHC.
Condensado de Bose-Einstein
Entendendo o condensado de Bose-Einstein.
Saúde e bem-estar
Leptospirose
Foco de enchentes pode causar a doença. Assista à videoaula e entenda!
Gramática
Inglês
Que tal conhecer os três verbos mais usados na língua inglesa?
Matemática
Regra de três
Com essa aula você revisará tudo sobre a regra de três simples.