Antígua e Barbuda

Vista panorâmica da cidade de Saint John’s, capital da Antígua e Barbuda.

Antígua e Barbuda ou Comunidade de Antígua e Barbuda é um país localizado na América Central, mais precisamente, no mar do Caribe. Basicamente o território é formado por três ilhas: Antígua, Barbuda e Redonda.


Bandeira oficial de Antígua e Barbuda.

As terras emersas do país abrangem uma área de 440 km², onde vive cerca de 82,7 mil habitantes, os quais falam o inglês, além de outras línguas nativas. A capital do país é a cidade de Saint John’s, com aproximadamente 23 mil pessoas.

As ilhas que compõem o território possuem uma topografia, em geral, plana, sendo o ponto culminante do país o Pico Boggy, com 402 metros de altitude. O tipo de clima predominante nas ilhas é o tropical, apresentando uma baixa amplitude térmica e chuvas frequentes e abundantes. É comum na região a ocorrência de furacões entre julho e outubro.


Imagem de uma linda praia do país.

A economia de Antígua e Barbuda está vinculada basicamente ao turismo, agricultura, construção civil e a indústria. O turismo tem uma grande participação na composição do PIB (Produto Interno Bruto) do país, respondendo por cerca de 50%. Na agricultura, o principal cultivo é o de cana-de-açúcar, esse setor enfrenta problemas relacionados à escassez de água e de trabalhadores, tendo em vista que o último tem deixado o campo para trabalhar nas indústrias ou no turismo nos centros urbanos. O parque industrial restringe-se à produção de licor, beneficiamento de cana-de-açúcar, além de montagens de produtos destinados ao mercado externo como camas, artesanato e componentes eletrônicos.


As paisagens naturais do país é um convite aos turistas.

A população é constituída etnicamente por afroamericanos, 91,3%; euroafricanos, 3,7%; europeus meridionais, 2,4; sírios e libaneses, 0,6%; indianos e paquistaneses, 0,4%; ameríndios, 0,3%; outros, 1,3%.


Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.