Nações sem território

Em diversas partes do planeta existem nações reivindicando a formação de um território (Estado próprio), pois elas habitam países onde a nação predominante é outra. Esses grupos, compostos por indivíduos que apresentam características históricas, religiosas, culturais, valores sociais, entre outros elementos em comum, solicitam a criação de um país que será definido e delimitado por e a partir de relações de poder, sendo estabelecida uma unidade administrativa autônoma e reconhecida pela comunidade internacional. Entre as principais nações nessa situação estão:

Curdos:
Com mais de 26 milhões de pessoas, os curdos são a maior nação sem território do mundo. Esses indivíduos habitam a Armênia, Azerbaijão, Irã, Iraque, Síria e Turquia. Essa nação, vítima de perseguições e massacres, reivindica a criação do Curdistão, entre o norte do Iraque, oeste da Turquia e noroeste do Irã.

Palestinos:
Essa grande nação é composta por mais de sete milhões de pessoas que estão situadas no Oriente Médio. Os palestinos lutam pela formação de um território autônomo e a reincorporação de áreas ocupadas pelos israelenses. A Organização para Libertação da Palestina (OLP) é o principal grupo na busca pela criação de um Estado próprio.

Tibetanos:
Os tibetanos ocupam o centro-leste do continente asiático, um território dominado pelo governo chinês, que oprime de forma violenta o movimento de autonomia dessa nação. Os mais de seis milhões de tibetanos, de tradição budista, não aceitam a ocupação da China e solicitam a criação de um país.

Caxemires:
A região da Caxemira é dominada pela Índia, Paquistão e China, além de abrigar duas nações: muçulmanos (quatro milhões) e hindus (um milhão). A maioria dos habitantes (muçulmanos) deseja que o território seja anexado ao Paquistão, porém há grande oposição por parte dos hinduístas.

Bascos:
A nação basca, formada por mais de 2,3 milhões de indivíduos, ocupa uma área na porção norte da Espanha e no sul da França. Esse grupo apresenta cultura própria, com destaque para a língua (euskara) e a religião: católicos romanos. O movimento de criação de um território próprio é liderado pelo ETA (Pátria Basca e Liberdade), que, apesar de enfraquecido e desarticulado politicamente, continua realizando atentados terroristas para pressionar o governo espanhol.

Chechenos:
Nação formada por aproximadamente 1,2 milhão de pessoas, os chechenos vivem em uma área de domínio russo, nas montanhas do Cáucaso. O movimento separatista ganhou força com a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) e a declaração de independência e formação do Estado-Nação da Chechênia, em 1991. Porém, os russos não aceitaram a formação do território checheno e combatem o movimento com bastante violência: estima-se que mais de 120 mil chechenos já foram assassinados pelo exército da Rússia. `

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Manifestação de Tibetanos para a criação de um território próprio
Manifestação de Tibetanos para a criação de um território próprio
Publicado por: Wagner de Cerqueira e Francisco
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
Vista panorâmica da cidade de Saint John’s, capital da Antígua e Barbuda.
Antígua e Barbuda
Dados importantes de um pequeno país do mar do Caribe.
A subnutrição atinge 60% dos haitianos
Haiti
Características da nação mais pobre da América.
Bandeira de Honduras
Honduras
Aspectos geográficos do segundo maior país da América Central.
Localização do Quênia no mapa da África
Quênia
País africano que possui grande riqueza natural e cultural. O Quênia abriga mais de 70 grupos étnicos e uma grande diversidade paisagística.
Bucareste, capital da Romênia
Romênia
Localizada nos Bálcãs, a Romênia é o único país do Leste Europeu de língua neolatina.
As bandeiras são símbolos da autoridade dos Estados sobre os seus territórios
Conceito de Estado
Conheça a definição de Estado e as diferenças existentes em relação aos conceitos de governo, nação e país.
Nações, Estados, países e territórios nem sempre se equivalem
Diferenças entre Estado, País, Nação e Território
Entenda as diferenças entre Estado, País, Nação e Território para facilitar os estudos sobre as características territoriais e políticas dos lugares.
A uva é uma das principais culturas desenvolvidas na Argentina, grande parte da produção é destinada à fabricação de vinhos.
O setor agropecuário da Argentina
A participação do setor na economia do país.
Torre Eiffel em Paris na França
França
Você sabia que a França é o país mais visitado do mundo? Confira aqui!