Cultura mexicana

A cultura mexicana é marcada pela influência de alguns povos pré-colombianos e também de espanhóis.
Museu de Belas Artes do México, na Cidade do México

A cultura mexicana, de origem milenar, muito rica e diversa, sofreu a influência de vários povos. Entres eles, destacam-se alguns povos pré-colombianos, como os astecas e maias, que viveram em território mexicano por milênios e construíram sociedades complexas e de enorme riqueza cultural, e os espanhóis, que colonizaram o país e impuseram suas tradições para os povos que sobreviveram ao etnocídio realizado por eles. Além disso, atualmente a cultura mexicana tem sofrido também uma crescente influência da cultura norte-americana, que, em virtude da globalização, tem se expandido pelo mundo por meio de filmes, músicas e das crescentes redes de fast-food.

O México é o país latino-americano que mais recebe turistas do mundo todo. Milhões de pessoas visitam-no para conhecer os vários pontos turísticos, que incluem vestígios das civilizações pré-cambrianas, como a Pirâmide de kukulcán e o sítio de Tulum, elementos da colonização espanhola, como o Museu de Belas Artes do México e o Templo de Santo Domingo, além das belas praias, como as de Cancún e Acapulco.

A culinária tradicional mexicana também deriva da mistura entre as antigas tradições indígenas e a cozinha espanhola. Com pratos típicos muito saborosos, como a Tortilla, o Burrito, Nacho, Guacamole, Mixiote, Chilli com carne e outros, a culinária mexicana foi considerada patrimônio mundial pela Unesco em 2006. As principais bebidas do México são a Cerveza Mezcal, Piña Colada, Ron e a Tequila.


Culinária Mexicana foi considerada patrimônio mundial pela Unesco

Uma importante tradição mexicana são as festas religiosas, como o Dia da Virgem Guadalupe, em 12 de Dezembro, data em que milhares de pessoas aproveitam para adorar a imagem da santa na Basílica de Guadalupe, no norte da Cidade do México. Outra importante festa típica do país é o Dia dos Mortos, que corresponde às festas católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e de Todos os Santos e é comemorado no dia 02 de novembro. Uma característica desse dia, na cultura mexicana, é que as pessoas que partiram são lembradas com muitas saudades e alegria, diferentemente de outras regiões, em que esse dia é marcado pelo sofrimento de não ter mais o ente querido.

Publicado por Thamires Olimpia Silva
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos externos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a fórmula da soma dos ângulos externos de um polígono convexo qualquer e como encontrar a medida de cada ângulo externo.