Whatsapp icon Whatsapp

México

Mesmo sendo a segunda maior economia da América Latina, o México ainda é muito dependente dos Estados Unidos.
As cores da bandeira mexicana foram adotadas logo após a independência do país. Elas representam a esperança, unidade e o sangue dos heróis nacionais
As cores da bandeira mexicana foram adotadas logo após a independência do país. Elas representam a esperança, unidade e o sangue dos heróis nacionais

O México, ou Estados Unidos do México, é o único país da América Latina que também faz parte da América do Norte. Limita-se ao norte com os Estados Unidos, ao sul com os países da América Central, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com o Oceano Pacífico.

De formato afunilado, os seus quase 2.000.000 km² possuem uma grande diversidade natural. Ao norte predomina um clima desértico com vegetação xerófila. Ao sul e nas regiões de altiplanos, o clima é tropical ameno com uma vegetação tropical. O relevo também é bastante diversificado, havendo áreas montanhosas, altiplanos na área central e planícies litorâneas. Além disso, conta com a presença de duas penínsulas, uma do lado ocidental (Califórnia) e outra do lado oriental (Iucatã).

Com uma população de pouco mais do que 122 milhões de indivíduos, o México possui a segunda maior população da América Latina, ficando atrás apenas do Brasil. Sua população é composta por mestiços (60%) — resultantes da miscigenação de inúmeros povos (espanhóis, maias, astecas e outros)—, ameríndios (30%) e brancos (9%), que se distribuem desigualmente pelo território do país. A maior parte da população mexicana, cerca de 75%, vive em áreas urbanas localizadas nas regiões planálticas do país. Os principais indicadores sociais do México mostram que o país tem aumentado o seu padrão de vida, mas que alguns setores, principalmente a educação e a saúde, assim como no Brasil, ainda necessitam de investimentos. Vejamos alguns desses indicadores¹:

Indicadores sociais do México demonstram que o país ainda necessita de investimentos
Indicadores sociais do México demonstram que o país ainda necessita de investimentos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia mexicana, a segunda maior economia da América Latina, é bastante diversificada, com muitas atividades industriais, agropecuárias, mineradoras e turísticas. O principal produto de exportação do país é o petróleo, exportado principalmente para os Estados Unidos. Além dele, o país também produz milho, trigo, soja, arroz, feijão, café, frutas, algodão, tomates, carne bovina, frango, leite e derivados, alimentos industrializados, bebidas, tabaco, produtos químicos, ferro, aço, petróleo, tecidos, roupas, calçados, automóveis e outros. O turismo também é uma importante atividade econômica do país, já que muitas pessoas são atraídas pelas belas praias, como Cancún e Acapulco, e pela grande diversidade histórica e cultural existente no país.

Confira alguns indicadores econômicos do México²:

O país possui a segunda maior economia da América Latina, perdendo apenas para o Brasil
O país possui a segunda maior economia da América Latina, perdendo apenas para o Brasil

Um dos principais desafios do México é a sua relação com os países da América Anglo-saxônica (Estados Unidos e Canadá), já que, historicamente, essa relação foi permeada por conflitos e perdas territoriais. Atualmente, o país precisa lidar com a concorrência das empresas e indústrias norte-americanas instaladas no país, que desnacionalizam boa parte da economia mexicana, e dinamizar o destino de suas exportações, que atualmente é muito dependente do Canadá e dos EUA. Além disso, um dos grandes problemas mexicanos é a grande emigração de mexicanos para os Estados Unidos, o que aumenta a dependência desse país em relação ao seu vizinho poderoso, já que o dinheiro enviado pelos emigrantes para o seu país de origem compõe a renda desse país.

Publicado por Thamires Olimpia Silva

Artigos Relacionados

Plantação de milho em La Cañada, México.
Agropecuária do México
Clique aqui e conheça como se configura a agropecuária do México!
Museu de Belas Artes do México, na Cidade do México
Cultura mexicana
Conheça as principais características da cultura mexicana e entenda as origens da riqueza cultural desse país.
Vista do Muro do México entre San Diego e a cidade de Tijuana
Muro do México
Entenda o que é o Muro do México e as razões que motivaram os Estados Unidos a erguerem essa barreira.
Cancun é um dos principais pontos turísticos do México.
O turismo no México
Atividade lucrativa do país que mais recebe turistas na América Latina.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
Videoaula Brasil Escola
Matemática
Área da esfera
Clique para aprender a calcular a área da esfera.
video icon
Videoaula Brasil Escola
Inglês
Estrangeirismo
Nessa videoaula você entende sobre o estrangeirismo na música "Samba do Approach."
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!