Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Existe muita confusão sobre a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra. Muitas pessoas pensam que são termos sinônimos, e outras não entendem a necessidade de tantos nomes diferentes para uma mesma área. Para simplificar, vamos esclarecer o tema explicando o que cada termo significa e sua área de abrangência.
Inglaterra
A Inglaterra é um país com um grande poderio em termos históricos, tendo conquistado, no passado, uma grande área. Foi a pioneira no processo de industrialização da humanidade e considerada, por muito tempo, o país mais desenvolvido do mundo, antes da hegemonia atual dos Estados Unidos. A capital da Inglaterra é Londres.
É uma ilha formada pela própria Inglaterra, o País de Gales e a Escócia (além de algumas ilhas adjacentes e pertencentes a esses países). Trata-se, na verdade, de uma região, e não um território, sendo formada pela Inglaterra e mais dois países que compõem o Reino Unido. Apesar disso, a Grã-Bretanha, como tal, participa dos jogos olímpicos com essa nomenclatura e aglutina os atletas pertencentes à sua área de abrangência.
Reino Unido
É um Estado administrado pela Inglaterra e formado pelos três países britânicos acima mencionados em conjunto com a Irlanda do Norte, que se encontra na ilha localizada imediatadamente a oeste juntamente à Irlanda, que é um país independente. O chefe de Estado do Reino Unido é a Rainha da Inglaterra, em conjunto com um Primeiro-Ministro eleito.
Portanto, o Reino Unido engloba territorialmente a Grã-Bretanha, que, por sua vez, engloba a Inglaterra. Observe o mapa a seguir:
Mapa explicativo da diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Resumindo...
Inglaterra + País de Gales + Escócia = Grã-Bretanha
Grã-Bretanha + Irlanda do Norte = Reino Unido (administrado pelo governo inglês).