Whatsapp icon Whatsapp

Inglaterra

A Inglaterra é um país localizado na ilha da Grã-Bretanha, situada no litoral da Europa Ocidental. Os ingleses são conhecidos pelo consumo de chá e pela paixão por futebol.
Bandeira da Inglaterra
Bandeira da Inglaterra

A Inglaterra é um país da Europa. A nação inglesa possui grande importância histórica. Ela foi berço de movimentos importantes, como a industrialização.

 O território inglês está localizado na ilha da Grã-Bretanha. Por sua vez, a Inglaterra faz parte do Reino Unido. A população local é de cerca de 56 milhões de habitantes. Seu governo é formado por uma monarquia parlamentarista.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A economia inglesa tem como setor predominante o terciário. A infraestrutura nacional é bastante moderna e desenvolvida. Já a cultura dos ingleses é muito simbólica em todo o mundo. A Inglaterra é um dos países que possuem grande influência em nível internacional, em diversos âmbitos.

Leia também: Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra

Resumo sobre a Inglaterra

  • A Inglaterra é um país independente situado na ilha da Grã-Bretanha, localizada no Oceano Atlântico, no litoral da Europa Ocidental.

  • Os ingleses foram protagonistas em diversos momentos da história da humanidade, como no pioneirismo da industrialização.

  • A geografia do território inglês tem como principal característica a ocorrência de vegetação e clima temperados.

  • Em população, as maiores cidades são Londres, Manchester, Birmingham e Leeds.

  • A economia é muito desenvolvida, com enfoque nas atividades terciárias, como os setores bancário e turístico.

  • O Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) é uma referência mundial em termos de saúde pública.

  • O rock é um dos gêneros musicais mais admirados pelos ingleses. São bandas locais famosas os Beatles, Rolling Stones e The Who.

  • São peculiaridades dos ingleses a pontualidade, o elevado consumo de chá e a admiração pelo futebol.

  • A Inglaterra é um país independente que forma, junto com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Dados gerais da Inglaterra

  • Nome oficial: Inglaterra.

  • Gentílico: inglês.

  • Extensão territorial: 130.395 quilômetros quadrados.

  • Localização: Europa Ocidental.

  • Capital: Londres.

  • Clima: temperado.

  • Governo: monarquia parlamentarista.

  • Idioma: inglês.

  • Religiões: 59,4% — cristianismo, 24,7% — ateísmo, 5% — islamismo, 15,4% — outras.

  • População: 55.619.400 habitantes.

  • Densidade demográfica: 259 habitantes/quilômetro quadrado.

  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH): Reino Unido — 0,932 (muito alto).

  • Moeda: libra esterlina.

  • Produto Interno Bruto (PIB): Reino Unido — US$ 2,708 trilhões de dólares.

  • PIB per capita: Reino Unido — US$ 40.284 de dólares.

  • Gini: Reino Unido — 0,36%.

  • Fuso horário: UTC+0.

  • Relações exteriores:

  • Divisão administrativa: 9 regiões, sendo elas:

    Londres

    Leste

    Yorkshire e Humber

    Sudeste

    Midlands Ocidentais

    Midlands Orientais

    Nordeste

    Sudoeste

    Noroeste

História da Inglaterra

A Inglaterra possui uma história muito antiga, pois foi habitada há milhares de anos por tribos celtas. Posteriormente, o atual território inglês foi invadido por vários grupos, com destaque para os anglos, que consolidaram a ocupação de parte da ilha da Grã-Bretanha.

Mais tarde, por meio da chegada dos normandos, foi instituído o período moderno da história da Inglaterra, marcado pelo papel da monarquia e da Igreja na formação do país.

A partir de então, a Inglaterra assumiu um papel de protagonismo no contexto mundial, principalmente por meio das expansões marítimas. O Império Britânico invadiu e controlou vastas terras ao redor do mundo, inclusive colônias importantes, como Estados Unidos e Índia.

Ademais, o Império Britânico foi precursor de grandes marcos da humanidade, como a Revolução Industrial. Atualmente, apesar da perda de poder econômico e militar, a Inglaterra é uma das nações mais importantes do mundo.

Leia também: Rainha Vitória e o apogeu do Império Britânico

Geografia da Inglaterra

A Inglaterra está localizada na ilha da Grã-Bretanha, na porção ocidental da Europa, situada entre o Oceano Atlântico e o Mar do Norte. O território inglês é formado por um relevo suavemente ondulado, além de planícies em torno dos cursos d’água. O maior pico da Inglaterra é o Scafell. Já o maior rio da Inglaterra é o Tâmisa.

O clima da Inglaterra é tipicamente temperado. O país possui invernos bastante frios e verões amenos. As precipitações de chuva são constantes ao longo do ano. Já a vegetação da Inglaterra é formada por florestas temperadas.

Mapa da Inglaterra

Mapa da Inglaterra

Demografia da Inglaterra

A Inglaterra possui uma população aproximada de 56 milhões de habitantes. Esse número corresponde à maior parte da população de todo o Reino Unido.

A população inglesa foi formada ao longo do tempo pelos povos nativos, como anglos e saxões, bem como pelo grande número de imigrantes, com destaque para os provenientes de ex-colônias britânicas. Atualmente, o território da Inglaterra conta com um grande número de imigrantes, com destaque para a Região Metropolitana de Londres.

Os aspectos demográficos são típicos de países com alta renda, apresentando relativa queda da taxa de natalidade e alta expectativa de vida. Sendo assim, os ingleses apresentam uma tendência de envelhecimento populacional, que já é visível em sua pirâmide etária.

O crescimento populacional local ocorre, principalmente, pelos movimentos de imigração. Além disso, a população inglesa possui um elevado índice de desenvolvimento humano e desfruta de uma ótima qualidade de vida.

A capital e maior cidade em população da Inglaterra é Londres. Ela conta com cerca de 9 milhões de habitantes. Além desta, são cidades inglesas com mais de 1 milhão de habitantes: Manchester, Birmingham e Leeds.

Leia também: Envelhecimento demográfico da Europa

Economia da Inglaterra

A Inglaterra possui uma economia industrializada e altamente desenvolvida. O país tem como principal setor econômico as atividades terciárias, com destaque para o comércio e serviços diversos, como o bancário e o turístico.

O setor secundário também é expressivo, principalmente nas áreas química, farmacêutica, aeroespacial, automobilística, entre outras. A produção industrial inglesa é extremamente diversificada e baseada no uso intensivo de tecnologias de ponta.

Por sua vez, o setor primário, apesar de diminuto, é importante para o país. As atividades primárias concentram-se na produção de grãos e tubérculos — como trigo, cevada, centeio, aveia e batata —, além da criação de bovinos e ovinos.

Vista de Big Ben, em Londres, Inglaterra
Londres é um dos principais centros econômicos da Europa.

Infraestrutura da Inglaterra

A infraestrutura de transportes, telecomunicações e serviços diversos é bastante moderna na Inglaterra. Os modais rodoviário, ferroviário e hidroviário são os mais importantes na área de transportes. Nesse contexto, destaca-se o Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França por uma estrutura tecnológica, abaixo do Canal da Mancha.

Já na área de telecomunicações, a cobertura de redes de internet e serviços afins é espacialmente abrangente e possui ótima qualidade. Em relação a energia, água e esgoto, a Inglaterra possui redes de abastecimento interligadas e muito avançadas, que garantem uma abrangência total desses serviços para os seus habitantes.

Os setores de educação e saúde também são desenvolvidos e reconhecidos pela sua qualidade. O Serviço Nacional de Saúde (NHS, em inglês) é uma referência mundial em termos de saúde pública.

Governo da Inglaterra

A Inglaterra é um país independente que integra, junto com outros três países, o chamado Reino Unido. Desse modo, a sua estrutura de governo obedece as regras dessa formação, ou seja, está representada por meio de uma monarquia.

Por sua vez, em complemento à atividade da monarquia, há um sistema parlamentar, que assume o protagonismo das decisões governamentais. Sendo assim, o governo inglês está calcado em uma estrutura complexa, que envolve decisões por meio da monarquia e do parlamento, além de seu primeiro-ministro.

Leia também: Elizabeth II — a monarca que por mais tempo reinou na história britânica

Cultura da Inglaterra

A cultura da Inglaterra é diversa e reconhecida em todo o mundo. A língua inglesa, por exemplo, é um elemento de referência da importância cultural e econômica da Inglaterra no mundo.

Por sua vez, a cultura local também apresenta grande destaque mundial, no âmbito da literatura, da música, da alimentação e até mesmo do esporte. São escritores ingleses de sucesso William Shakespeare e Charles Dickens.

Já na música, destacam-se gêneros como o rock e o jazz. São bandas inglesas famosas os Beatles, Rolling Stones e The Who. Em relação à culinária, há a utilização de alimentos como peixes e batata. O consumo de chá, leite e determinadas bebidas alcoólicas também é um hábito entre os ingleses. Ademais, o futebol é o esporte mais praticado e admirado pelos ingleses.

Diferenças entre a Inglaterra e o Reino Unido

A Inglaterra é um país independente que forma, junto com País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido. Sendo assim, a diferença entre a Inglaterra e Reino Unido está no fato de que a primeira é um país independente, enquanto o segundo é formado pelo agrupamento político-administrativo de quatro países.

Curiosidades sobre a Inglaterra

  • O futebol, assim como outros esportes, foi criado na Inglaterra. O país possui grandes times de futebol em nível internacional.

  • A libra esterlina, moeda oficial inglesa, é considerada a moeda mais antiga ainda em uso.

  • O Eurotúnel, que faz a ligação entre Inglaterra e França, é o maior túnel subterrâneo do mundo.

  • A Biblioteca Britânica, localizada em Londres, é considerada atualmente a maior biblioteca de todas.

  • A cidade de Londres, capital da Inglaterra, já sediou os Jogos Olímpicos de Verão em três oportunidades: 1908, 1948 e 2012.

  • A Inglaterra possui várias universidades de renome internacional, com destaque para Oxford e Cambridge.

Publicado por Mateus Campos

Artigos de Inglaterra

Conjunto de ilhas Britânicas.
Afinal, o que é a Ilha da Grã-Bretanha?
Afinal, o que é a Ilha da Grã-Bretanha?, Quais são as diferenças entre Grã-Bretanha, Reino Unido e Inglaterra, As características da Grã-Bretanha, Os aspectos do Reino Unido, As características principais da Inglaterra.
Bandeira da Inglaterra
Bandeira da Inglaterra
Entenda o significado da bandeira da Inglaterra. Leia mais sobre a história desse importante símbolo nacional inglês. Veja curiosidades sobre a Inglaterra.
São comuns as dúvidas sobre a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra
Entenda a diferença entre Reino Unido, Grã-Bretanha e Inglaterra para nunca mais se confundir com nenhum desses nomes!
video icon
Português
Ao invés de ou em vez de?
“Ao invés de algo” ou “em vez de algo”? Afinal, qual a forma correta de exprimir a ideia de substituição em certas construções frasais? Assista a esta videoaula e compreenda, de uma vez por todas, a empregar adequadamente cada uma dessas expressões.

Outras matérias

Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos
video icon
videoaula brasil escola
Química
Cinética química
Se ainda tem dúvidas quanto a velocidade das reações, essa videoaula é para você!
video icon
videoaula brasil escola
Português
Redação
Entenda como realizar argumento por causa e consequência com a nossa aula.
video icon
videoaula brasil escola
História
Crise de 1929
A quebra da bolsa de valores de Nova Iorque afetou não só os EUA, como o mundo. Entenda!