Lagos

Lagos são formados por depressões naturais que armazenam constantemente elevada quantidade de água.
Mar Morto, exemplo de lago de água salgada (lago residual).

Lago é o nome utilizado para designar uma depressão de formação natural que armazena de maneira constante uma elevada quantidade de água.

A água contida em um lago pode ter várias origens, como: nascente própria, água da chuva, água salgada de mares antigos, de rios e derretimento de geleiras.


O volume de água de um lago é determinado pelo clima que predomina no local. Esse recurso hídrico pode se apresentar em diferentes tamanhos, alguns com metros de extensão, outros com centenas de quilômetros (exemplo: os Grandes Lagos, na América do Norte e os Grandes Lagos Africanos). Eles podem ter inúmeras profundidades, desde centímetros até centenas de metros. A limnologia é a ciência responsável por estudar os distintos tipos de lagos.

Existem diversos tipos de lagos, isso em decorrência de sua origem, por essa razão são classificados em: lagos tectônicos (suas águas estão acumuladas sobre deformações na crosta terrestre), lagos de origem vulcânica (águas armazenadas em crateras de vulcões extintos), lagos residuais (resíduos de água salgada de antigos mares), lagos de depressão (águas concentradas em relevo do tipo depressão) e lagos de origem mista (concebidos a partir de vários fatores determinantes que favorecem a acumulação de água).

Publicado por Eduardo de Freitas
Português
George Orwell e suas interpretações
“1984” é uma obra que rendeu e ainda rende inúmeras leituras e debates. Desde sua primeira publicação, em 1949, não saiu da lista dos livros mais vendidos e dos livros mais lidos. Assista ao vídeo e mergulhe no universo de possibilidades de interpretações da obra de George Orwell com a professora Helissa.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos