Mapa e as novas tecnologias

Mapa antigo do Brasil

Os mapas são importantes instrumentos para o desenvolvimento de várias ciências e profissões, disciplinas como Geografia, História e Ciências não podem ser executadas sem a utilização desse recurso. Para estabelecer sua importância faz-se necessário a verificação do que significa o mapa.

Os mapas são representações elaboradas em uma superfície plana (por exemplo, o papel) com linhas imaginárias abordando diferentes temáticas (aspectos físicos, históricos, geopolíticos, econômicos, entre dezenas de outros) e toda superfície terrestre do que existe no real, a partir das informações é possível analisar os dados sem realizar visita de campo.

A partir dos mapas podemos realizar estudos de todos os aspectos da natureza, relações econômicas, além da configuração de como está estruturado o espaço geográfico, e todas as interações entre o homem e a natureza.


No decorrer da história os mapas tiveram grandes participações, principalmente no início das navegações européias, pois através das viagens muitos continentes foram descobertos e posteriormente explorados e habitados, fatos que marcaram o começo da Cartografia Moderna.

No período das grandes navegações era coletada uma série de informações, dados retirados a partir da descrição dos lugares onde passavam, tais como baías, enseadas, montanhas, rios, clima, dentre outros, além de noções de distâncias, extensões, altitudes, latitudes, e posteriormente as informações eram repassadas aos cartógrafos que elaboravam os mapas, aperfeiçoando cada vez mais a precisão dos dados.

Os mapas atuais demonstram dados estritamente precisos sobre praticamente todos os lugares do mundo, por mais que as condições sejam adversas, isso se tornou possível através da utilização de modernos instrumentos, específicos para realização de trabalhos cartográficos.

Os principais instrumentos usados na composição cartográfica são: bússola (criada pelos chineses há 1.800 anos), astrolábio e o quadrante (usados nas grandes navegações, as informações apresentadas nesse tipo mapa representavam de forma precisa informações sobre os litorais), sextante (criado no século XVIII pelos ingleses), o moderno sensoriamento remoto (obtenção de informações através de sensores acoplados em aviões, satélites e balões), foto aérea (são fotos extraídas por meio de câmeras fotográficas fixadas em aviões) e imagens de satélite (produzidas por satélite).

Publicado por Wagner de Cerqueira e Francisco
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Gráfico de linha, barra (coluna) e setor (pizza)
Nessa aula utilizarei um exemplo de uma pesquisa das idades dos alunos para construir um gráfico de linha, outro gráfico de barra ou coluna, e por fim, um gráfico de setor ou pizza.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos