Qual é o tamanho do universo conhecido?

O universo conhecido possui dimensões que o intelecto humano não é capaz de absorver.
O universo parece ser tão grande quanto os mistérios que o guardam

O universo é o que há de mais fascinante para o homem. Sempre que observamos o céu noturno, costumamos nos indagar sobre os segredos que ele nos esconde, o quão grandioso ele é e quais seriam as surpresas que ele poderia nos revelar.

Mas, atualmente, com tantos equipamentos tecnológicos e depois de tantos avanços realizados pela astronomia, qual será o tamanho do universo conhecido pelo homem?

Falamos de universo conhecido porque o universo em si é praticamente imensurável, uma vez que ele está em constante expansão. De acordo com a sua idade avaliada, que é de 13,5 bilhões de anos, há também estimativas sobre o seu tamanho atual, que é de 156 bilhões de anos-luz.

É preciso ressaltar que a velocidade de expansão do universo é muito superior à velocidade da luz. Dessa forma, só seria possível para o ser humano observar a área onde a luz tivesse chegado. Sendo assim, os astrônomos estão sempre observando a emergência de novas imagens do universo que vão sendo reveladas conforme a luz emitida por esses eventos chega até nós.

Dessa forma, atualmente, segundo observam os astrônomos, a área do universo observável é de 93 bilhões de anos-luz. Cada ano-luz é equivalente a 9,5 trilhões de km. Portanto, trata-se de algo que está muito além da nossa capacidade de imaginação.

É interessante perceber, também, que tudo o que observamos no universo distante refere-se a algo que aconteceu há muito tempo. Por exemplo: a Galáxia de Andrômeda, a mais próxima da Via Láctea, está a dois milhões de anos-luz de nós. Isso significa que, ao observá-la, não estamos vendo como ela é hoje, e sim como ela era há 2 milhões de anos, apesar de as estimativas afirmarem que ela ainda está do mesmo jeito.

Os objetos mais distantes já observados pelo homem são os quasares, um dos mais fascinantes elementos do universo. Isso porque alguns deles estão a cerca de 13 bilhões de anos-luz de nós, isto é, quase a idade do universo. Isso significa que eles são os corpos celestes mais antigos já observados pelo homem e que podem conter informações sobre a origem do Big Bang.

Ao que parece, quanto mais o homem conhece o universo, mais mistérios parecem surgir, evidenciando o fato de que a sua complexidade também parece estar em constante expansão.

Publicado por Rodolfo F. Alves Pena
Matemática
Função Seno com Geogebra
Nesta aula utilizaremos o software gratuito geogebra para mostrar as possíveis variações da função seno. Analisaremos o eixo central, a amplitude, o máximo e mínimo, a imagem e o período da função seno.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos