Whatsapp icon Whatsapp

Pseudovulcões

Gêiser localizado no Parque Yellowstone (EUA).
Gêiser localizado no Parque Yellowstone (EUA).

O interior do planeta Terra é repleto de uma grande quantidade de energia que muitas vezes deve ser lançada para a superfície terrestre. Podemos destacar casos como o terremoto e os vulcões, o último pode se apresentar de duas formas: vulcões e pseudovulcões.

Um exemplo de pseudovulcão é o gêiser, que é um fenômeno provocado pela erupção em locais de nascentes termais, ocorre em intervalos relativamente regulares e se desenvolve quando uma quantidade de gases, em decorrência de uma grande pressão, emerge do interior da Terra para a superfície como se fosse um jato. No momento da erupção não são expelidos materiais comuns aos vulcões convencionais, tais como fumaça, lavas, pedras, o que acontece é somente a emissão de gases e água quente.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O termo gêiser é oriundo do islandês, que significa poço que jorra, os mais conhecidos estão localizados na Nova Zelândia, na Islândia e em diversas áreas dos Estados Unidos.

Para o desenvolvimento desse fenômeno é preciso que haja condições hidrogeológicas favoráveis, que existem em regiões bastante particulares e restritas, portanto, não há grande incidência de casos no mundo, o que o torna relativamente raro. As águas lançadas podem atingir até 80 metros de altura com temperaturas que oscilam entre 70° e 100°C.

Publicado por Eduardo de Freitas

Artigos Relacionados

Crosta terrestre
Saiba quais são as principais características da crosta terrestre. Veja como funciona a dinâmica estrutural dessa porção importante da formação do planeta.
Formas litorâneas de relevo
Veja quais são as principais formas litorâneas de relevo, como enseadas, baías e outras.
Influência dos Oceanos sobre o Clima
Você sabia que o comportamento das águas dos oceanos exerce direta influência sobre as condições climáticas da Terra? Leia e entenda!
Sistema Solar
Clique aqui, saiba quais são as principais características constitutivas do Sistema Solar, e conheça cada um dos oito planetas que o compõem.
Vulcanismo na formação do relevo
Fenômeno emite lava contida no interior da Terra para a superfície.
video icon
Professora ao lado do texto"Verbos irregulares".
Português
Verbos irregulares
Sabendo que o estudo de verbos não é uma tarefa fácil, nesta videoaula esclareceremos as formas de flexão dos verbos irregulares, ou seja, aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical ou em sua terminação. Não deixe de assistir!