WWF- Fundo Mundial para a natureza

Logotipo da ONG - Fundo Mundial para a Natureza

Essa ONG (Organização não-governamental) foi instituída na Suíça no ano de 1961, considerada uma das maiores nesse seguimento, sua ação está focalizada no desenvolvimento de medidas que favorecem a preservação da natureza em vários lugares do mundo.

Desde sua criação até a atualidade a WWF elaborou e executou aproximadamente 13 mil projetos distribuídos em 157 países, todos eles contribuindo diretamente para a conservação dos elementos naturais (fauna, flora, hidrografia etc), além de ir contra os agentes da poluição e conscientizando a sociedade para os problemas ambientais e possíveis práticas que amenizam os impactos, como reciclagem de lixo, economia de água, uso moderado dos recursos naturais, entre outros. Outro ponto abordado pela ONG são os projetos e medidas de desenvolvimento sustentável com o intuito de implantá-los nos mais diversos lugares e vegetações espalhadas pelo mundo.

A primeira atuação no Brasil da WWF ocorreu em 1971, com a criação do Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado. Mas sua atuação não se limitou somente a esse projeto, pois depois foram elaborados e colocados em prática outros projetos, sendo a maioria executados com a participação de outras instituições, ONG´s locais, Centro de pesquisas, universidades e governos.

No Brasil os principais programas executados pela WWF são: criação dos Sítios do Patrimônio Mundial Natural, conservação do Pantanal, projeto Veadeiros (cerrado), Conservação da Mata Atlântica, manejo florestal na Amazônia, além de programa de proteção da arara-azul e projetos de aplicação de medidas que estabeleçam educação ambiental nas comunidades.

Dentre as diversas atuações da WWF, são consideradas prioridades as seguintes propostas:

• Preservação de florestas, recursos hídricos (água doce, oceânica e litoral).

• Proteção de espécies (fauna e flora) ameaçadas de extinção.

• Acompanhamento das alterações climáticas e substâncias tóxicas na natureza.

A WWF abrange outras atividades relacionadas às questões ambientais, a ONG realiza trabalhos de criação e publicação de materiais impressos para aqueles interessados nas questões do meio-ambiente, são publicados dentre outros, documentos sobre desenvolvimento sustentável, relatórios, pesquisas, livros e cartilhas para educação ambiental destinados às comunidades e escolas.

As ONG´s de uma forma geral têm contribuído em escala global para resolver, ou pelo menos amenizar, as questões ambientais, além de pressionar os governos para a implantação de medidas conservacionistas.

Publicado por Eduardo de Freitas
Português
Literatura de Cordel
Saiba as origens, as especificidades e alguns dos principais autores da Literatura de Cordel no Brasil.