Formação do Futuro do Subjuntivo

A formação do futuro do subjuntivo deriva do pretérito perfeito do indicativo. Embora a regra pareça clara, alguns verbos merecem atenção especial no momento da conjugação.
A semelhança com o infinitivo pessoal pode ocasionar erros de conjugação de alguns verbos do futuro do subjuntivo

Quando estudamos o verbo, aprendemos que sua principal característica é a capacidade de se flexionar para transmitir noções temporais. Aprendemos também que, além dos tempos verbais, existem os modos verbais, que indicam as várias maneiras de utilização do verbo de acordo com a significação que o enunciador pretende dar a ele.

São três os modos verbais: indicativo, subjuntivo e imperativo. Nosso objeto de estudo é o modo subjuntivo, especificamente sua formação no tempo futuro. O modo subjuntivo é empregado quando o enunciador pretende conferir a determinado fato uma ideia de possibilidade ou suposição. Diferentemente do que ocorre com o modo indicativo, que apresenta uma definição de tempo verbal mais nítida, e do imperativo, cuja noção de tempo verbal é suprimida, o subjuntivo encontra-se em uma situação intermediária, o que pode ocasionar algumas dúvidas, sobretudo em relação à formação do futuro do subjuntivo.

O futuro do subjuntivo é formado a partir da terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, eliminando a terminação -am­ e adicionado o sufixo adequado. Observe o exemplo:

Pretérito perfeito do indicativo

Eu falei

Tu falaste

Ele falou

Nós falamos

Vós falastes

Eles falaram

      Futuro do subjuntivo       

Quando eu falar

Quando tu falares

Quando ele falar

Quando nós falarmos

Quando vós falardes

Quando eles falarem

Contudo, em muitos verbos, a terceira pessoa do singular do futuro do subjuntivo é idêntica ao infinitivo pessoal, tipo de situação que costuma gerar muitas dúvidas na conjugação verbal. Observe alguns exemplos de verbos que frequentemente são conjugados de maneira errada justamente por se encaixarem nessa situação:

  • Se os funcionários manterem a greve.
  • Se os funcionários mantiverem a greve.
  • Se o sindicato propor um acordo, os funcionários acatarão a decisão.
  • Se o sindicato propuser um acordo, os funcionários acatarão a decisão.
  • Se você ver as meninas, diga que estou com saudade.
  • Se você vir as meninas, diga que estou com saudade.
  • Se a testemunha depor contra o réu, provavelmente ele será condenado.
  • Se a testemunha depuser contra o réu, provavelmente ele será condenado.
  • Se o aluno obter êxito na avaliação, será aprovado.
  • Se o aluno obtiver êxito na avaliação, será aprovado.

Para evitar erros na formação do futuro do subjuntivo de alguns verbos, sempre fique atento ao esquema de derivação desse tempo verbal.

Publicado por Luana Castro Alves Perez
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos