Período Paleolítico
O Período Paleolítico é a parcela de tempo que compreende desde as origens do homem até 8000 A.C.. Dentro desse período ainda existem duas subdivisões: o Paleolítico Inferior (5000.000 – 30.000 A.C.) e o Paleolítico Superior (30.000 – 8.000 A.C.). Em ambos os períodos, a falta de uma ampla documentação dificulta a obtenção de informações mais específicas sobre os primeiros grupos humanos que ocuparam o globo terrestre.
Sabe-se que as temperaturas da Terra eram bem menores, o que obrigava as populações hominídeas a viverem dentro de cavernas. O falta das técnicas de cultivo agrícola e a não criação de animais limitavam as atividades subsistentes à pesca, a caça e a coleta de frutos. Tais práticas impediam a sedentarização dos primeiros grupos humanos, que se deslocavam constantemente.
O desenvolvimento físico e intelectual dos hominídeos concedeu-lhes a oportunidade de transformação de seu modo de vida. Uma das mais significativas descobertas dessa época foi o domínio sobre o fogo. Segundo alguns pesquisadores, os primeiros grupos a utilizarem este tipo de artifício se encontravam na porção oriental do continente africano. Essa descoberta ofereceu maior autonomia do homem em relação à Natureza ao complexificar os hábitos alimentares e aquecer sua morada.
Além disso, o uso de madeira, pedras, marfim e ossos possibilitaram a fabricação dos primeiros instrumentos domésticos e de caça. O uso de lascas de pedra se tornou bastante recorrente, fazendo do Período Paleolítico também conhecido como “Idade da Pedra Lascada”. No período Paleolítico Superior, o clima terrestre sofreu uma grande transformação que causou diversas geadas na porção norte do continente europeu.
Nessa mesma época, ocorreram vários deslocamentos humanos que ampliaram as regiões de ocupação humana pelo mundo. Depois desse período de glaciações, o Homo sapiens moderno realizava a caça de animais de grande porte (renas e mamutes) através da invenção de diferentes armadilhas. Além disso, as primeiras pinturas rupestres representavam cenas cotidianas e animais da época.
Por Rainer Sousa
Mestre em História