Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. História Geral
  3. Pré-História
  4. Cultura Nok africana

Cultura Nok africana

A cultura Nok refere-se a objetos encontrados na Nigéria que seriam característicos dos povos que habitaram a região entre os séculos V a.C. a 2 d.C.

O termo cultura Nok refere-se à produção de uma série de objetos que, em virtude de suas características estéticas e de elementos comuns que os compõem, é creditada às populações que habitaram a região próxima à aldeia nigeriana de Nok, entre os anos de 500 a.C. e 200 d.C.

Os objetos descobertas por arqueólogos são em sua maioria estatuetas de terracota encontradas após escavações realizadas no norte de onde hoje se localiza a Nigéria, no planalto de Jós, e também em locais próximo ao rio Níger.

As descobertas ocorreram durante as explorações das minas de estanho da região. As estatuetas de terracota representam na maioria dos casos a parte superior dos corpos humanos, notadamente a cabeça, possivelmente em decorrência de terem sido as partes mais resistentes dos objetos.

As características estéticas dessas estatuetas possivelmente influenciaram a produção artística dos povos que habitaram a região em um período posterior, pois os mesmos elementos foram encontrados em objetos achados em outras localidades nigerianas. Inclusive a arte ioruba teria sido influenciada pela estética Nok.

Mapa indicando onde se localizaram os povos da cultura Nok.**
Mapa indicando onde se localizaram os povos da cultura Nok.**

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os povos da região conheciam também a metalurgia do ferro mesmo tendo utilizado outros artefatos de pedra, como mós, seixos trabalhados e machados talhados e polidos.

As descobertas arqueológicas indicaram ainda que não havia necessariamente uma uniformização estética, havendo diversificação das características, o que indicaria a existência de variações regionais.

A importância da produção dos povos da região de Nok sugere que essa cultura representaria o tronco ancestral do qual derivariam as características essenciais das tradições esculturais dos demais povos que habitaram essa região da Nigéria em períodos posteriores.

Cabeça de uma estatueta Nok.***
Cabeça de uma estatueta Nok.***

–––––––––––––––––

* Crédito da Imagem: Museu do Louvre e wikimedia commons

** Crédito da Imagem: Jastrow (2006)

*** Crédito da Imagem: Kimbell Art Museum e wikimedia commons

Estatueta de terracota da cultura Nok.*
Estatueta de terracota da cultura Nok.*
Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Assuntos relacionados
O machado de pedra do período paleolítico foi uma das primeiras ferramentas utilizadas pelos homens
As ferramentas na Pré-história
Criadas para facilitar a sobrevivência dos primeiros homens, as ferramentas de trabalho marcaram a evolução humana na Pré-história.
Criacionismo: uma explicação do mundo encontrada em diferentes civilizações.
Criacionismo
Criacionismo, Teorias Criacionistas, Mitos Criacionistas, criação, evolução, Egito Antigo, Grécia Antiga, criacionismo bíblico, ciência x religião, neocriacionismo, origem do mundo, origem do homem.
Idade dos Metais
Acesse o site e saiba mais sobre a última fase da Pré-História. Conheça as características da Idade dos Metais, suas fases e produção artística.
A ocupação do continente americano promove um acalorado debate na comunidade científica.
Ocupação do Continente Americano
As teses que buscam explicar a chegada dos primeiros homens à América.
Período Neolítico
Veja as transformações do período Neolítico na vida humana primitiva. Confira as características gerais, a arte, a economia e as principais conquistas desse período!
Uma pintura rupestre do Período Paleolítico.
Período Paleolítico
Pré-História, Período Pré-Histórico, Período Paleolítico, grupos hominídeos, homem pré-histórico, Paleolítico Inferior, Paleolítico Superior, Idade da Pedra Lascada, caça, pesca, coleta.
Alterações climáticas e o aprimoramento de habilidades permitiram a chamada “Revolução Neolítica”.
Revolução Neolítica
A transformação que marcou a existência humana durante a Pré-História.