Valor posicional dos algarismos de um número decimal

Os números racionais na forma decimal são muito utilizados no cotidiano. Nos esportes, nas medições em geral, em corridas de automóveis, nas escalas de temperatura e até nas operações financeiras observamos a presença desses números que acabam facilitando nossas vidas. Utilizamos os números decimais praticamente todo o tempo e ainda fazemos confusões sobre o valor posicional de seus algarismos. Vamos entender como se dá esse processo utilizando os décimos, centésimos e milésimos.

Décimos.
Os décimos são todas as frações com denominador 10. Observe como essas frações podem ser escritas na forma decimal:


É fácil perceber que há somente uma casa decimal, ou seja, apenas um algarismo após a vírgula.

Centésimos.
Os centésimos são todas as frações que apresentam denominador 100. Veja como essas frações podem ser escritas na forma decimal:


Perceba que há duas casas decimais, ou seja, dois algarismos após a vírgula.

Milésimos.
Os milésimos são todas as frações com denominador igual a 1000. Observe como são escritas na forma decimal:


Veja que nesse caso há três casas decimais, ou seja, três algarismos após a vírgula.

Com essas observações, podemos concluir que: o fato do denominador da fração ser 10, 100 ou 1000 determina quantas casas decimais haverão quando o número estiver escrito na forma decimal.

Denominador 10 → apenas uma casa decimal.
Denominador 100 → duas casas decimais.
Denominador 1000 → três casas decimais.

Mas qual é o papel da vírgula no número decimal? A vírgula separa a parte inteira da parte decimal, facilitando a compreensão do valor posicional de cada algarismo.

Observe o seguinte exemplo:

Após o entendimento do que é a parte inteira e a parte decimal, podemos fazer o estudo do valor posicional de cada algarismo. Analise a tabela abaixo.

Observando a tabela, podemos afirmar que no número 33,64 o algarismo 4 equivale a quatro centésimos. No número 7,132 o algarismo 2 equivale a dois milésimos.

Por Marcelo Rigonatto
Especialista em Estatística e Modelagem Matemática

Publicado por Marcelo Rigonatto
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!