2011 - Ano Internacional da Química

Em 2011 será comemorado o 100° aniversário do recebimento do Prêmio Nobel de Química por Marie Curie

Em sua 63ª Assembleia geral, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) juntamente com a IUPAC (União da Química Pura e Aplicada), proclamaram 2011 como o Ano Internacional da Química.

Existem muito motivos para comemorar durante esses 365 dias desta ciência emocionante e extraordinariamente rica. Afinal, a Química está por toda a parte: a começar pelos elementos químicos e pelos átomos que compõem toda a matéria existente. A química transformou a agricultura, melhorando os fertilizantes; transformou os meios de comunicação e os transportes, proporcionou mais resistência para as aeronaves espaciais e também favoreceu o avanço na medicina e na expectativa de vida das pessoas.

Nenhum destes progressos seria possível sem a Química. Por estes e outros motivos, a Química precisa ser pensada, vivenciada e transmitida todos os dias. Principalmente pelos jovens que estão ingressando agora neste mundo tão maravilhoso e vasto.

Pensando nisto, a UNESCO e a IUPAC recomendam que as atividades planejadas pelas instituições educacionais para este ano, devam ter por finalidade:

  • Aumentar o reconhecimento da Química como ciência indispensável para a sustentabilidade;
  • Gerar entusiasmo pelo futuro criativo da Química;
  • Aumentar o interesse dos jovens por esta ciência;
  • Comemorar o 100° aniversário do Prêmio Nobel recebido por Marie Curie;
  • Comemorar o 100° aniversário da Fundação da Associação Internacional das Sociedades Químicas.

Assim, aproveitemos bem este ano – e todos que virão pela frente também – para promover o importante papel da química como fonte de contribuição nas soluções para os desafios globais, melhorando a compreensão e a valorização da sociedade por esta ciência e intensificando o interesse dos jovens em torno das disciplinas científicas.

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Filosofia
Educação e Cultura
O que é educação? O que é cultura? Qual é a relação entre educação e cultura? Como a filosofia pensa a educação e a cultura? Assista a este vídeo e entenda!