Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Química
  3. Curiosidades Químicas
  4. Elemento mais abundante na Terra

Elemento mais abundante na Terra

O elemento químico mais abundante na superfície da Terra é o oxigênio. Ele compõe 49,78% da massa da crosta terrestre, da água e da atmosfera da Terra. Em sua forma livre, ele constitui cerca de 23% em massa da atmosfera, 46% da litosfera e mais de 85% da hidrosfera.

É interessante que ele também é o elemento mais abundante da superfície da Lua, onde constitui 44,6% em massa. Essa porcentagem significa que, em média, em cada cinco átomos que existem na superfície da Lua, três são átomos de oxigênio.

O oxigênio é o elemento mais abundante na Terra e na Lua

Esse elemento é importante principalmente porque compõe duas substâncias essenciais para a vida no planeta, o gás oxigênio (O2) e a água (H2O).

O ar atmosférico é constituído em sua maioria (aproximadamente 78%) de gás nitrogênio (N2); porém, o gás oxigênio é o gás vital do ar, representando cerca de 21% de sua constituição. A molécula de gás oxigênio é formada pela ligação entre dois átomos desse elemento (O2), parecendo tratar-se de uma ligação dupla, porém trata-se de um radical livre, pois a molécula ainda possui dois elétrons desemparelhados.

Temos um milhão de bilhão de toneladas de gás oxigênio circundando o globo terrestre, sendo que a maior parte é produto da fotossíntese das plantas:

6 CO2(g) + 6 H2O(l) + luz solar → C6H12O6(aq) + 6 O2(g)

O oxigênio do ar é consumido na respiração animal e humana e na combustão de combustíveis fósseis. Estes últimos consomem 24 bilhões de toneladas do oxigênio do ar a cada ano. Mas apesar de parecer um número grande, ele representa apenas 0,00024% do total, sendo que as plantas repõem a maior parte.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O gás oxigênio é essencial para a vida no planeta

Além disso, mesmo que as plantas não realizassem a fotossíntese, liberando oxigênio para o ar, seriam necessários 2000 anos para que a taxa de oxigênio no ar diminuísse em 1%.

Ainda assim, no processo da respiração (que é o contrário da fotossíntese), libera-se dióxido de carbono, que contém átomos de oxigênio também. Na combustão, também são liberadas substâncias oxigenadas, tais como os óxidos de carbono, de enxofre e de nitrogênio. Portanto, o gás oxigênio é consumido, mas os átomos de oxigênio são apenas rearranjados.

Algo que ajuda na abundância do oxigênio é a abundância de água que há na Terra, sendo que a quantidade aproximada de água que cobre a superfície terrestre é de 70%, ou seja, 1,4 bilhão de km3 do volume da Terra é constituído de água.

A água é uma substância que contém oxigênio e está presente em grande quantidade na Terra

O segundo elemento mais abundante na crosta terrestre é o silício, que compõe 27,7% dela. Ele é encontrado em praticamente todas as rochas, areias, barros e solos. O silício não é encontrado isolado na natureza e, inclusive, combina-se com o oxigênio para formar a sílica (SiO2 - dióxido de silício). Combina-se também com outros elementos para formar principalmente o quartzo – SiO2, os asbestos –H4Mg3Si2O9, a zeolita – Na2(Al2Si3O10).H2O e a mica –K2Al2(Al2Si3O10).H2O.

O oxigênio é o elemento mais abundante na Terra
O oxigênio é o elemento mais abundante na Terra
Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça
Assuntos relacionados
É possível fazer sangue?
Sangue do futuro
Como reproduzir o fluido essencial a vida a partir de polímeros.
Ambiente seguro com ondas eletromagnéticas
Campos elétricos e magnéticos monitoram movimentos.
Adsorver e absorver: qual a diferença?
Descubra o significado em uma linguagem química.
Como a tinta se fixa ao papel?
Composição de tintas
Clique e conheça as características dos elementos de composição das tintas!
Vidro ou diamante?
Vidro pode brilhar como diamante?
Índice de refração e o brilho de objetos.
Em 2011 será comemorado o 100° aniversário do recebimento do Prêmio Nobel de Química por Marie Curie
2011 - Ano Internacional da Química
A UNESCO e a IUPAC escolheram 2011 como o ano internacional da Química, relembrando o 100° aniversário do Prêmio Nobel de Química recebido por Marie Curie.
Existem forças de atração intermolecular que mantêm as bolhas de sabão
Como se formam as bolhas de sabão?
Veja as respostas para as seguintes perguntas: O que forma as bolhas de sabão? Por que elas sempre são esféricas? Como fazer para conseguir bolhas de sabão mais resistentes?
Átomo e partículas subatômicas.
Um mergulho no subatômico: a teoria dos 7 elementos
Harmonia Elementar, qual a constituição do Universo, Neutrino, núcleo atômico, Elétron, Quarks, superpartículas, carga elétrica, Glúon, Força Nuclear Forte, Bósons da Força Fraca, radioatividade, força eletromagnética, Fóton, gravidade da Terra, Gráviton.
Origem da bomba atômica
Desenvolvimento de bombas nucleares
Como surgiram as diferentes armas atômicas.
A Aspirina® é um medicamento que estabelece um equilíbrio químico no estômago
Equilíbrio Químico na Ingestão de Remédios
Entenda por que é tão perigoso tomar remédios sem prescrição médica, conhecendo o equilíbrio químico que eles estabelecem em nosso estômago.