Gás Argônio

Peças de museus são conservadas com argônio.

O gás Argônio destaca-se por ser o gás nobre mais abundante do planeta Terra, sendo que a maior quantidade se encontra na mistura gasosa do ar atmosférico: cerca de 0,93% do volume do ar que respiramos é composto pelo mesmo.

Argônio representa o gás nobre que possui símbolo Ar, número atômico 18 (18 prótons e 18 elétrons) e massa atômica 40 u, encontrando-se na forma gasosa em temperatura ambiente.


Aplicações do Argônio: este gás, devido à sua propriedade inerte, característica dos gases nobres, possui uma vasta utilização no que se refere à conservação de materiais oxidáveis. Vejamos algumas:

- É aplicado em peças de museus para uma melhor conservação das relíquias. O argônio, uma vez presente, evita que o material sofra ação corrosiva.

- A chamada soldagem especial com atmosfera protetora, conta com a ajuda do argônio para ocorrer. O gás é responsável por proteger a solda da oxidação.

- Devido à ação anticorrosiva, é aplicado também em lâmpadas incandescentes para evitar a corrosão do filamento de tungstênio.

- O gás é usado para inflar airbags de alguns automóveis.

- Na medicina, o argônio é aplicado na forma de laser em cirurgias dos olhos.

Veja mais!
Gás Neônio.
 

Publicado por Líria Alves de Souza
Geografia
O que são brisas?
Assista à videoaula e entenda o que são as brisas. Conheça também os tipos mais comuns de brisas e seus mecanismos.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos