Mentol

O mentol é um álcool que pode ser extraído da planta hortelã, ele é muito utilizado para composição de balas e chicletes.
Bala de menta: sabor característico do mentol.

O Mentol é um álcool de fórmula molecular C10H20O. A nomenclatura oficial para este composto é: 2–Isopropil-5-metilciclo-hexan-1-ol.

O mentol, também conhecido como cânfora, melhor se classifica como álcool terpênico monocíclico, conheça a estrutura plana deste composto:




A presença do grupo –OH é que determina a classificação deste composto orgânico.



O mentol pode ser extraído da planta Hortelã (foto acima), neste caso obtêm-se um óleo essencial a partir das folhas e posteriormente se extrai o álcool terpênico.

Uma grande curiosidade a respeito do Mentol é a ação refrescante proporcionada por pastilhas (balas, chicletes) que o contém em sua composição. O motivo pelo qual a ação gélida aparece diz respeito à composição e efeito no organismo.

O mentol possui a capacidade de ativar os sensores responsáveis pela indicação de frio, deste modo, quando colocamos uma bala de menta na boca, a sensação que se tem é de “boca gelada”. Mas para que esta gostosa sensação ocorra, o local de contato deve estar morno (temperatura característica do interior da boca). Isto porque os sensores responsáveis pela indicação de frio tornam-se ativos a uma temperatura superior à normal.

Agora você já sabe o que deixa o hálito refrescante ao se ingerir uma pastilha de menta.

Publicado por Líria Alves de Souza
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.