Previsão do tempo por meio do Equilíbrio Químico
Você já viu aqueles enfeites populares que mudam de cor de acordo com o clima? O que será que causa esse efeito, proporcionando que se saiba a magnitude da umidade do ar?
Bem, para entender essa questão, precisamos saber do que se trata um equilíbrio químico e o deslocamento desse equilíbrio.
Resumidamente:
“Equilíbrio químico é quando uma reação reversível tem a sua taxa de desenvolvimento direto (consumo dos reagentes e formação dos produtos) igual à taxa de desenvolvimento da reação inversa (volta a formar os reagentes)”.
O deslocamento do equilíbrio químico, ou seja, a tendência para que a taxa de desenvolvimento de um dos lados aumente mais do que a outra, pode ser conseguida causando uma espécie de perturbação no sistema em equilíbrio. Por exemplo, variando a concentração dos participantes da reação, o deslocamento da reação será no sentido da produção das substâncias que estão em menor concentração no sistema.
É possível visualizar isto com o sal cloreto de cobalto; pois ele muda de cor de acordo com a umidade do ar. Ele obedece à seguinte reação em equilíbrio químico:
CoCl2 + 6H2O
Azul Rosa
Respectivamente, cloreto de cobalto (azul) e cloreto de cobalto hidratado (rosa).
Quando há muito vapor no ar, significa para o sistema que aumentou a concentração de um dos reagentes, que é a água. Assim, o equilíbrio será deslocado para a direita, produzindo CoCl2.6H2O, fazendo com que o sal fique rosa.
Já se o tempo estiver muito seco, ele perderá água e voltará ao seu estado original, ficando azul novamente, porque o equilíbrio será deslocado para a esquerda.
Desse modo, os enfeites populares citados no início (normalmente um galo, como o da figura) são fabricados considerando esse princípio. Se o tempo estiver úmido, ele ficará cor de rosa e indica que provavelmente irá chover. No entanto, se ele estiver azul, significa então que não vai chover, pois o tempo está muito seco.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química.