Qual a diferença entre fenômenos químicos e físicos?

Titulação: reação que identifica um fenômeno químico.

Define-se fenômeno toda alteração que ocorre na matéria, como exemplo temos: solidificação da água, alimentos em degradação, papel em combustão, etc. Mas qual seria a diferença entre fenômeno físico e químico?

Um fenômeno físico não altera a composição da matéria, ou seja, aconteça o que for a matéria será a mesma.


As mudanças de estado físico são ótimas demonstrações. Quando um sólido passa para o estado líquido: um cubo de gelo derretendo, ele modifica sua forma e aparência, portanto dizemos que sua estrutura física passou por alterações. Mas sua composição vai deixar de ser água (H2O)? Não, sua estrutura química será a mesma.

Já nos fenômenos químicos, a alteração ocorre na natureza da matéria.

As modificações nesse caso, também se estendem à forma física da matéria. Podemos perceber as alterações visualmente, elas são indicadas por diversas mudanças, veja algumas:

Surgem chamas: nesse caso se trata de reações de combustão, um exemplo é a queima da madeira. O fogo deixa o objeto queimado com modificações em sua estrutura física (diminui o tamanho, em razão da perda de massa) e química (aparecimento do carvão).

Mudança na cor: o contato de soluções básicas com soluções ácidas é identificado por indicadores ácido-base. Essa afirmação pode ser comprovada através de reações de titulação, onde soluções básicas são adicionadas em soluções ácidas para se verificar o pH. A mudança na coloração da solução ácida ocorre em razão da presença do indicador ácido-base fenolftaleína.

Veja mais!

Reações Químicas
O que são reagentes e produtos?

Equações Químicas
Como fenômenos químicos são representados.

Publicado por Líria Alves de Souza
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.