Reatividade na Tabela Periódica

O estudo da Reatividade na Tabela Periódica envolve os conceitos de eletronegatividade e eletropositividade.
O estudo da reatividade pode ajudar a prever se uma reação ocorrerá ou não

A reatividade está relacionada com a avaliação que fazemos sobre a ocorrência ou não de uma reação entre substâncias. Será que ocorrerá, por exemplo, uma reação química entre os reagentes sódio e cloreto de prata?

Na + AgCl → ?

Para saber se a reação ocorrerá ou não, basta simplesmente analisar a reatividade entre esses elementos na Tabela Periódica. Para isso, é importante saber que essa análise passa por duas etapas:

  • estudo da reatividade dos metais;
  • estudo da reatividade dos ametais.

OBS.: A reatividade é uma propriedade periódica não avaliada para os gases nobres (família VIIIA). Na imagem disposta logo mais a seguir, esses elementos estão descatados de verde.

a) Reatividade dos metais

OBS.: Os elementos metais estão localizados mais ao centro e à esquerda da Tabela (destacados de preto na imagem disposta logo mais a seguir).

Para saber se um metal é mais reativo que outro, é importante relembrar o conceito de eletropositividade, isto é, a capacidade que um átomo tem de ceder elétrons para outro átomo durante uma ligação.

Dessa forma, se um metal é mais eletropositivo que outro, ele tem maior tendência de perder elétrons em uma ligação e, por isso, tende a ser mais reativo. Como a eletropositividade segue o padrão de aumento do raio atômico, para avaliar a reatividade dos metais na Tabela Periódica, vamos seguir o mesmo princípio, ou seja:

  • na família, a reatividade aumenta de cima para baixo (seta amarela vertical);
  • no período, a reatividade aumenta da direita para a esquerda (seta amarela horizontal).

b) Reatividade dos ametais

OBS.: Os ametais estão localizados à direita da Tabela periódica (destacados em vermelho na imagem acima).

Para avaliar a reatividade dos ametais, sempre utilizamos como padrão a eletronegatividade, que é a capacidade que um átomo possui de atrair os elétrons de outro átomo presente na ligação. Assim, para saber se um ametal é mais reativo que outro, basta seguir os padrões estabelecidos para a eletronegatividade, ou seja:

  • na família, a reatividade aumenta de baixo para cima (seta amarela vertical);
  • no período, a reatividade aumenta da esquerda para a direita (seta amarela horizontal);

Com essa explicação, temos agora condição de avaliar se a reação química entre o Na e o AgCl acontecerá. Como o Na é um metal, ele terá sua reatividade comparada com o Ag, que também é um metal. Como o Ag está localizado mais ao centro da Tabela e o Na está mais à esquerda, o Na é mais reativo do que o Ag. Assim sendo, a reação acontecerá.

Na + AgCl → Ag + NaCl

Publicado por Diogo Lopes Dias
Química
pH de soluções
Você já recebeu alguma receita de remédio milagroso pelo grupo da família dizendo que algum alimento de pH isso ou pH aquilo faria bem a sua saúde ou enfermidade? E você sabia interpretar se de fato aquele pH condizia com tal alimento ou substancia referida na receita? Então vem com a gente que nós vamos te explicar o que é pH, como é calculado, medido e a sua importância em nossas vidas.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos