Whatsapp icon Whatsapp

Períodos e famílias da tabela periódica

Períodos e famílias da tabela periódica são as linhas horizontais e verticais, respectivamente, que organizam os elementos de acordo com propriedades e características comuns.
Períodos e famílias da tabela periódica.
A tabela periódica é sistematicamente organizada em 7 períodos e 18 famílias (grupos).

Os períodos e famílias da tabela periódica são as linhas e colunas que servem para sistematizar a organização dos elementos químicos de acordo com suas propriedades e características comuns. Nesse sentido, enquanto os períodos servem para indicar o número de camadas eletrônicas dos átomos dos respectivos elementos, as famílias (denominação antiga) indicam quantos elétrons existem na camada de valência atômica desses elementos. Os períodos da tabela periódica são 7 linhas horizontais, que não têm um nome específico, e as famílias são 18 colunas, divididas em 2 grupos: família A e família B.

Leia também: Propriedades dos elementos químicos — periódicas e aperiódicas

Resumo sobre períodos e família da tabela periódica

  • Os períodos e famílias da tabela periódica são as linhas horizontais e verticais que servem para organizar os elementos químicos.
  • Os períodos são ao todo 7 linhas horizontais e representam o aumento sequencial de camadas eletrônicas.
  • As famílias são organizadas em 18 colunas verticais.
  • As famílias de IA a VIIIA (grupos 1 e 2 e 13 a 18) têm nomes específicos e são conhecidas como elementos representativos.
  • À medida que se percorrem os períodos e famílias, há um aumento ou redução das propriedades periódicas dos elementos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que são períodos e famílias da tabela periódica?

Os períodos são as linhas horizontais da tabela, sendo sete no total, e representam o número de camadas eletrônicas presentes nos átomos dos elementos.

Os sete períodos da tabela periódica.
A tabela periódica comporta sete períodos, os quais estão dispostos nas colunas horizontais.

As famílias (grupos), por sua vez, são as colunas verticais da tabela, que indicam a quantidade de elétrons presentes na camada de valência dos átomos dos elementos.

As 18 famílias da tabela periódica.
A tabela periódica possui 18 grupos, representados pelas colunas verticais.

Organização dos períodos e famílias na tabela periódica

A organização dos períodos e famílias segue um padrão sistemático de fácil compreensão. Como foi falado anteriormente, os períodos representam o número de camadas eletrônicas que um elemento tem em seu átomo. Por exemplo, o primeiro período contém os elementos que têm apenas uma camada de elétrons, enquanto o segundo contém elementos com duas camadas de elétrons, e assim por diante.

Para facilitar sua compreensão, veja, na tabela abaixo, a organização dos períodos dispostos na horizontal:

Organização dos períodos e famílias da tabela periódica.
O número de elementos por família e por grupo pode variar.

as famílias são organizadas de acordo com a quantidade de elétrons presentes na camada de valência (última camada eletrônica do átomo) de cada elemento. Essa camada é responsável pelas propriedades químicas desses elementos. Na tabela anterior, é possível visualizar as colunas verticais representando as famílias A e B e seus respectivos grupos correspondentes.

Veja também: Metais — características, tipos e distribuição na tabela periódica

Quais são os períodos da tabela periódica?

Os períodos não possuem nomes específicos, são individualizados apenas pelos números que indicam a quantidade de camadas eletrônicas que cada átomo tem. Sendo assim, por exemplo, todos os elementos do 4º período possuem quatro camadas eletrônicas em seus átomos, do potássio (K) ao criptônio (Kr), conforme pode ser visto na tabela abaixo:

Elementos do mesmo período da tabela periódica em destaque colorido.
As séries dos lantanídeos e actinídeos fazem parte do sexto e do sétimo período respectivamente.

De modo análogo, ao pegarmos o primeiro e o último elemento de cada período, teremos a seguinte disposição:

  • Período 1: H – He (do hidrogênio ao hélio);
  • Período 2: Li – Ne (do lítio ao neônio);
  • Período 3: Na – Ar (do sódio ao argônio);
  • Período 4: K – Kr  (do potássio ao criptônio);
  • Período 5: Rb – Xe (do rubídio ao xenônio);
  • Período 6: Cs – Rn (do césio ao radônio);
  • Período 7: Fr – Og (do frâncio ao oganessônio).

Quais são as famílias da tabela periódica?

As famílias da tabela periódica são divididas em dois grandes grupos (A e B) e referem-se a duas categorias diferentes de grupos (ou colunas) que organizam os elementos com base em suas propriedades químicas e comportamentos, conforme pode ser visualizado na imagem abaixo:

Categorias das famílias da tabela periódica.
Essas categorias são frequentemente usadas para descrever a disposição dos elementos de transição e outros grupos na tabela.

Perceba que as famílias A geralmente incluem os grupos principais (1, 2 e de 13 a 18), também conhecidos como grupos representativos, em que cada um deles também recebe um nome característico:

Famílias A da Tabela Periódica

Família IA

Metais alcalinos

Família IIA

Metais alcalinoterrosos

Família IIIA

Grupo do boro

Família IVA

Grupo do carbono

Família VA

Grupo do nitrogênio

Família VIA

Calcogênios

Família VIIA

Halogênios

Família VIIIA

Gases nobres

as famílias B, frequentemente chamadas de blocos de transição, incluem os grupos de 3 a 12 na tabela periódica. Também podem ser chamadas de elementos de transição (ou metais de transição), como ferro, cobre, zinco, níquel, etc.

Famílias B da Tabela Periódica.
São 8 famílias B. A família 8B corresponde atualmente aos grupos 8, 9 e 10.

Além disso, os elementos nas famílias B são geralmente caracterizados por suas propriedades metálicas e pela presença de elétrons de transição. Sendo assim, eles têm camadas eletrônicas internas e externas que contribuem para suas propriedades variadas.

Características dos períodos e famílias da tabela periódica

→ Características dos períodos da tabela periódica

Cada período começa com um átomo que tem apenas um nível de energia e, à medida que você se move de um período para o próximo na tabela periódica, está adicionando uma camada de elétrons ao redor dos átomos, o que influencia as características de cada período e, consequentemente, as propriedades dos elementos. Nesse contexto, podemos destacar algumas características importantes dos períodos:

  • Cada período representa um aumento na energia dos elétrons e na distância deles do núcleo do átomo.
  • Cada período começa com o elemento que tem o menor número atômico para aquela camada específica.
  • Os elementos são organizados na tabela periódica em ordem crescente de número atômico (da esquerda para a direita nos períodos).

Dessa forma, as propriedades dos elementos mudam de maneira regular ao longo de um período, algo que é denominado periodicidade ou propriedade periódica, como pode ser visualizado na imagem abaixo. Alguns elementos não se encaixam perfeitamente nas tendências gerais de seus períodos ou grupos, o que pode ser atribuído a configurações eletrônicas.

Características gerais dos períodos da tabela periódica.
Alguns elementos não se encaixam perfeitamente nas tendências gerais de seus períodos ou grupos.

→ Características das famílias da tabela periódica

De modo semelhante aos períodos, elementos de uma mesma família têm propriedades químicas parecidas. Isso ocorre porque os átomos desses elementos têm o mesmo número de elétrons na camada mais externa, o que influencia fortemente seu comportamento químico.

Logo, enquanto você se move de cima para baixo em um grupo, as propriedades físicas e químicas tendem a mudar de maneira previsível. Por exemplo, o raio atômico geralmente aumenta e a eletronegatividade diminui à medida que você desce em um grupo.

Sendo assim, podemos resumir da seguinte forma:

  • Raio atômico: aumenta da direita para a esquerda em um período e de cima para baixo em grupo.
  • Eletronegatividade, eletroafinidade e energia de ionização: aumentam da esquerda para a direita em um período e de baixo para cima em um grupo.

Quanto ao caráter metálico e não metálico, ele não obedece ao mesmo padrão anterior.

Saiba mais: Ametais — elementos com características opostas às dos metais

Exercícios resolvidos sobre períodos e famílias da tabela periódica

1. Em um experimento laboratorial, um cientista observou que um elemento reagiu de forma bastante vigorosa com os halogênios. Qual família da tabela periódica contém esses elementos com os quais o elemento em questão reagiu intensamente?

a) Família IA (metais alcalinos)

b) Família IVA (carbono)

c) Família VIIA (halogênios)

d) Família IIA (metais alcalinoterrosos)

e) Família VIA (calcogênios)

Gabarito: Letra C. Os halogênios estão localizados no Grupo 17 (Família VIIA).

2. Um pesquisador está analisando um conjunto de elementos e observa que todos têm a propriedade de serem bons condutores de eletricidade, possuírem alta maleabilidade e ductilidade e formarem íons positivos facilmente. Com base nessas observações, a que grupo da tabela periódica esses elementos provavelmente pertencem?

a) Grupo 2 (Metais alcalinoterrosos)

b) Grupo 14 (carbono)

c) Grupo 18 (gases nobres)

d) Grupo 17 (halogênios)

e) Grupo 13 (boro)

Gabarito: Letra A. Os elementos do grupo 2 (família IIA) são caracterizados por serem metais alcalinoterrosos, que têm as propriedades mencionadas. Outro detalhe é que somente metais poderiam ter essas características, e o próprio nome do grupo já indica isso.

Fontes

ATKINS, P.; JONES, L.; LAVERMAN, L. A periodicidade. In: Princípios de Química: Questionando A Vida Moderna e o Meio Ambiente. 7. ed. [s.l.] Bookman, 2018. p. 51–63.

DE BARROS FARIA, R. The periodic table. Its story and its significance. Quimica Nova, 2009.

L. BROWN, T. et al. Tabela periódica. In: Química: A Ciência Central. 13. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil., 2016. p. 54–57.

SCERRI, E. R. The Evolution of the Periodic System. Scientific American, v. 279, n. 3, p. 78–83, 1998.

Publicado por Jhonilson Pereira Gonçalves
Assista às nossas videoaulas

Artigos Relacionados

Ametais
Conheça os ametais. Veja quais são as características, propriedades e aplicações desses elementos químicos. Aprenda quais são as diferenças entre eles e os metais.
Camada de valência
Clique aqui e saiba o que é camada de valência. Descubra quantos elétrons ela possui e conheça as duas formas de encontrá-la.
Classificação dos Elementos
A classificação dos elementos da Tabela Periódica é: metais, ametais ou não metais, semimetais, gases nobres e hidrogênio.
Distribuição eletrônica dos elementos de transição
Aprenda a realizar a distribuição eletrônica dos elementos de transição e saiba quais são as principais diferenças entre os elementos representativos.
Elementos químicos
Entenda o que é um elemento químico e saiba como representá-lo. Conheça as propriedades dos elementos e sua classificação periódica dentro da Tabela Periódica.
Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica
Veja o que é e como se comporta a propriedade periódica da eletroafinidade ou afinidade eletrônica.
Eletronegatividade
Conheça umas das propriedades periódicas mais importantes, a eletronegatividade.
Energia de Ionização
Leia aqui sobre a propriedade periódica da energia de ionização, grandeza que mede a energia recebida quando um átomo perde um elétron.
Metais
Clique aqui, aprenda a reconhecer metais por meio de suas propriedades físico-químicas e saiba diferenciar um metal de um ametal.
Metais alcalinoterrosos
Conheça as principais características e utilizações dos metais alcalinoterrosos!
Metais, não metais e metaloides
Clique aqui e conheça as características dos metais, não metais e metaloides.
Propriedades periódicas e aperiódicas
Clique aqui, saiba o que são as propriedades periódicas e aperiódicas, descubra como essas propriedades se diferenciam e conheça as principais delas.
Semimetais
Conheça quais são os sete elementos classificados como semimetais na Tabela Periódica e veja se essa classificação ainda está correta segundo a IUPAC.
Tabela periódica
Saiba o que é a tabela periódica e como ela acomoda os elementos químicos. Conheça as propriedades periódicas. Entenda como a tabela periódica foi desenvolvida.
video icon
Texto"Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo" em fundo azul.
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Soma dos ângulos internos de um polígono convexo
Nessa aula demonstrarei a soma dos ângulos internos de um triângulo para generalizar a fórmula da soma dos ângulos internos de um polígono convexo qualquer.