2. Química
  3. Tabela periódica
  4. Eletronegatividade

Eletronegatividade

A eletronegatividade é uma propriedade periódica dos elementos que indica a tendência que cada um tem de atrair os elétrons em uma ligação química.

A eletronegatividade corresponde à capacidade que o núcleo de um átomo tem de atrair os elétrons envolvidos em uma ligação química.

Falando um pouco sobre ligação química, o texto ligação covalente explicou que, quando dois átomos unem-se assim, eles compartilham pares de elétrons presentes em suas últimas camadas eletrônicas (camada de valência). Desse modo, há interação elétrica entre os núcleos dos átomos e os elétrons das camadas de valência de ambos.

É como mostra a ilustração a seguir da formação da molécula de CO2 (dióxido de carbono). Veja que o carbono, que é o átomo central, está compartilhando dois pares de elétrons com cada átomo de oxigênio. Os três núcleos desses átomos estão, portanto, atraindo os elétrons envolvidos nas ligações:

Molécula de dióxido de carbono (CO2)

No entanto, a força com que cada átomo atrai os elétrons é diferente. O átomo de oxigênio é mais eletronegativo que o carbono, o que significa que ele atrai os elétrons da ligação com mais força. Mas como sabemos que um elemento é mais eletronegativo que outro?

Bem, a eletronegatividade é uma propriedade periódica, o que quer dizer que ela aumenta ou diminui em intervalos regulares na Tabela Periódica de acordo com o aumento ou diminuição do número atômico dos elementos.

O cientista Linus Pauling determinou experimentalmente a eletronegatividade dos elementos da Tabela Periódica, conforme é mostrado a seguir:

Valores da eletronegatividade de Pauling na tabela periódica

Observe que, quando consideramos os elementos pertencentes a uma mesma família (mesma coluna), a eletronegatividade aumenta de baixo para cima. Veja, por exemplo, os elementos da família 2 (Be, Mg, Ca, Sr, Ba). Os seus respectivos valores de eletronegatividade são 1,6; 1,2; 1,0; 1,0 e 0,9. Portanto, esses valores comprovam que a eletronegatividade cresce de baixo para cima na Tabela Periódica.

É importante ressaltar que esse sentido é exatamente o contrário do sentido do crescimento do raio atômico, outra propriedade periódica. Essas duas propriedades estão intimamente relacionadas, pois, conforme o número atômico aumenta para os elementos pertencentes a uma mesma família, o número de camadas eletrônicas e, consequentemente, o tamanho ou raio atômico também aumentam nesse sentido.

Porém, quanto maior o raio atômico, mais distante ficará o núcleo da camada de valência, e isso resultará em uma diminuição da atração entre os prótons (cargas positivas) do núcleo e os elétrons (cargas negativas) da camada de valência, ou seja, haverá diminuição da eletronegatividade.

Agora, se considerarmos os elementos pertencentes ao mesmo período (mesma linha) da Tabela Periódica, veremos que a eletronegatividade cresce da esquerda para a direita. Por exemplo, olhe os elementos do segundo período (Li, Be, B, C, N, O, F). A eletronegatividade deles cresce nesse sentido, ou seja, da esquerda para a direita: 1,0; 1,6; 2,0; 2,5; 3,0; 3,5 e 4,0.

Ordem do crescimento da eletronegatividade na tabela periódica

Isso também está relacionado com o raio atômico, pois, em um mesmo período, todos os elementos possuem a mesma quantidade de camadas eletrônicas. Porém, conforme o número atômico vai aumentando (da esquerda para a direita), a quantidade de prótons no núcleo atômico também cresce. Com isso, a atração prótons-elétrons fica mais intensa e o raio atômico diminui, mas a eletronegatividade aumenta.

Veja que o oxigênio (4,0) é realmente mais eletronegativo que o carbono (3,5), comprovando o que foi dito anteriormente para a molécula de CO2. Analisar essa diferença de eletronegatividade dos elementos ligados entre si ajuda-nos a determinar se a molécula será polar ou apolar. Veja sobre isso no texto Polaridade das ligações.

Esse mesmo texto mostra que Linus Pauling criou uma escala dos elementos mais eletronegativos, que pode ser de ajuda para determinar a intensidade da polarização de diferentes ligações:

F > O > N > C? > Br > I > S > C > P > H

Valores das eletronegatividades: 4,0 > 3,5 > 3,0 > 3,0 > 2,8 > 2,5 > 2,5 > 2,5 < 2,1

Existe um “macete” para lembrar a fila de eletronegatividade, basta dizer a seguinte frase: “Fui Ontem No Clube, Briguei I SCorrendo Para o Hospital”. A inicial de cada palavra corresponde ao símbolo dos elementos em questão.

Valores de eletronegatividade dos elementos da Tabela Periódica segundo Linus Pauling

Dadas as distribuições eletrônicas a seguir:

I-1s2 2s2 2p3

II- 1s2 2s2 2p6 3s2

III- 1s2 2s2 2p63s2 3p5

IV- 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2

V- 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d9

Qual dos átomos apresenta a maior eletronegatividade?

a) I

b) II

c) III

d) IV

e) V

Os elementos químicos A, B, C, D e E apresentam os números atômicos 26, 11, 9, 3 e 7, respectivamente. Qual alternativa apresenta a sequência decrescente de eletronegatividade?

a) 7, 11, 3, 26, 9

b) 7, 26, 11, 3, 9

c) 9, 3, 11, 26, 7

d) 9, 7, 26, 3, 11

e) 7, 9, 11, 26, 3

A grafita é um alótropo do ametal carbono que tem capacidade de conduzir corrente elétrica
Propriedades dos ametais
Conheça as principais propriedades físicas e químicas dos ametais!
O estudo da reatividade pode ajudar a prever se uma reação ocorrerá ou não
Reatividade na Tabela Periódica
Aprenda a determinar se um elemento é mais reativo ou não do que outro por meio do estudo da reatividade na Tabela Periódica.
Na substância cloreto de cálcio, o cálcio é o elemento mais eletropositivo
Eletropositividade
Aprenda a determinar a eletropositividade de um elemento pela análise do seu raio atômico e do seu posicionamento na Tabela Periódica.
Modelo atômico representando os componentes de um átomo de Nitrogênio
Nitrogênio
Clique e conheça tudo sobre o elemento Nitrogênio, bem como as formas em que ele pode ser encontrado na natureza.
O dióxido de carbono é formado por ligações covalentes entre o carbono e dois átomos de oxigênio
Ligação Covalente
Entenda como ocorre a ligação covalente e como ela é representada por meio de fórmulas eletrônicas e estruturais.
As moléculas de água possuem geometria angular
Geometria Molecular
Saiba mais sobre o estudo da geometria molecular, sua importância e exemplos.
Colunas verticais e horizontais da Tabela Periódica
Períodos e Famílias da Tabela Periódica
Conheça como são organizados os períodos e as famílias da Tabela Periódica!
Propriedades periódicas e aperiódicas
Qual delas aumenta obedecendo a posição na Tabela Periódica?
Ligação iônica e covalente: qual delas é polar?
Aprenda a classificar um composto de acordo com sua polaridade.
Interpretando a Tabela Periódica
Como entender a estrutura e disposição dos elementos na tabela.
Compartilhar elétrons: ligação covalente dativa.
Ligação covalente dativa
Clique aqui e aprenda um pouco mais sobre a ligação covalente dativa!
Ilustração de um átomo com ênfase em seu núcleo
Raio atômico: o tamanho do átomo
O raio atômico (r) é a metade da distância (d) entre dois núcleos de átomos vizinhos. Neste caso, considera-se o átomo como uma esfera.
A polaridade das ligações pode ser vista por meio da distribuição espacial da sua nuvem eletrônica
Polaridade de Ligações Covalentes
A polaridade das ligações covalentes pode ser dos dois tipos: apolar e polar, depende apenas da eletronegatividade dos átomos envolvidos.
Dois terços dos elementos da Tabela Periódica são classificados como metais
Classificação dos Elementos
A classificação dos elementos da Tabela Periódica é: metais, ametais ou não metais, semimetais, gases nobres e hidrogênio.
O tungstênio (W) é o metal de maior ponto de fusão, o que explica seu uso em filamentos de lâmpadas incandescentes
Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição na Tabela Periódica
Veja qual é a relação dos pontos de fusão e de ebulição dos elementos em relação ao crescimento do seu número atômico, na mesma família e no mesmo período da Tabela Periódica.
A eletroafinidade é uma propriedade periódica
Eletroafinidade ou Afinidade Eletrônica
Veja o que é e como se comporta a propriedade periódica da eletroafinidade ou afinidade eletrônica.
A energia de ionização é necessária para remover um elétron do átomo
Energia de Ionização
Leia aqui sobre a propriedade periódica da energia de ionização, grandeza que mede a energia recebida quando um átomo perde um elétron.
A ligação de formação do sal de cozinha é iônica polar
Polaridade das Ligações
Aprenda a identificar a polaridade das ligações iônicas e covalentes.
A disposição espacial dos átomos em uma molécula é a geometria molecular
Determinação da Geometria Molecular
Aprenda aqui a determinar qual é a geometria molecular para todo tipo de molécula.