Representação de átomos, moléculas e substâncias segundo Dalton
John Dalton foi um cientista inglês que, no ano de 1808, formulou a primeira teoria atômica. De acordo com o modelo atômico criado por ele, o átomo seria uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, algo semelhante a uma bola de bilhar. Todavia, esse grande estudioso não teve condições para comprovar suas ideias, já que a tecnologia da época não fornecia meios para isso. Veja a representação do átomo segundo o modelo de Dalton.
Esfera que lembra uma bola de bilhar representando o modelo atômico de Dalton
Ao analisar uma representação do modelo atômico de Dalton, temos que ter a noção de que um átomo representa um elemento químico, já que elemento químico é um grupo de átomos iguais. Assim, se tivermos uma representação de três átomos diferentes, esses três átomos estarão representando três elementos diferentes.
Na imagem, temos um átomo preto, um azul e outro vermelho; logo, temos três elementos químicos diferentes representados
Já a definição de molécula segundo o modelo atômico de Dalton abarcaria um grupo de átomos iguais ou diferentes. Abaixo temos a representação de duas moléculas segundo o modelo atômico de Dalton. À esquerda, temos uma molécula formada por átomos iguais e, à direita, uma molécula formada por átomos diferentes.
Representação de duas moléculas diferentes segundo o modelo de Dalton
Ao saber reconhecer uma molécula segundo o modelo de Dalton, temos condição de entender que um grupo de moléculas iguais representa uma substância química. Assim, na imagem abaixo, temos a representação de uma substância química:
Representação de uma substância química segundo o modelo de Dalton
A substância simples pode ser definida, também de acordo com o modelo de Dalton, como a reunião de moléculas que apresentam exclusivamente átomos de um mesmo elemento químico. Veja a representação a seguir de três substâncias simples:
Representação de três substâncias simples por meio do modelo de Dalton
Na imagem, podemos concluir que há três substâncias simples diferentes porque uma delas é formada apenas por átomos azuis; a outra, apenas por átomos vermelhos, e a última, apenas por átomos amarelos, o que denota que as três são formadas por átomos iguais (mesmo elemento).
Todavia, é importante dizer que, sempre que estivermos diante de uma representação de uma molécula que utilize o modelo de Dalton, essa molécula estará representando uma substância química. Se tivermos duas ou mais moléculas diferentes, teremos a representação de substâncias diferentes.
Imagem que apresenta três moléculas diferentes, logo representa três substâncias diferentes
Caso tenhamos uma molécula apresentando átomos diferentes, teremos a representação de uma substância composta, pois substância composta é aquela formada por mais de um tipo de átomo, ou seja, mais de um tipo de elemento químico.
Representação de uma substância composta segundo o modelo de Dalton
Na imagem abaixo, temos cinco moléculas, todas diferentes umas das outras (combinações diferentes de átomos) e com átomos de elementos diferentes. Logo, na imagem a seguir, teremos cinco substâncias compostas representadas.
Representação de cinco substâncias compostas diferentes segundo o modelo de Dalton