Tipos de dispersões
Toda mistura é chamada de dispersão. No entanto, nem todas as misturas apresentam aspectos iguais. Uma maneira de classificá-las é por meio do tamanho das partículas dispersas, ou seja, do soluto.
Conforme o quadro abaixo, existem três tipos básicos de dispersões, que são as soluções verdadeiras, dispersão coloidal e suspensões:
- Soluções verdadeiras: são misturas de duas ou mais substâncias de aspecto uniforme, sendo que suas partículas dispersas apresentam o tamanho menor que 1nm. Portanto, são invisíveis a olho nu. Comumente usa-se o termo solução verdadeira e não somente solução para distinguir as soluções das dispersões coloidais.
Nas soluções, as partículas dos solutos não sedimentam; não podem ser separadas do solvente por filtração; não conseguem dispersar a luz; e nem mesmo com o auxílio de instrumentos ópticos como ultramicroscópios elas podem ser vistas. Já tais fatores ocorrem com os coloides.
Existem soluções sólidas, líquidas e gasosas. Veja exemplos de cada caso:
1.1.Soluções sólidas: ligas metálicas, como o bronze (mistura de cobre e estanho), o ouro 18 quilates (ouro e prata ou ouro e cobre), o latão (cobre e zinco), etc.
1.2.Soluções líquidas: açúcar na água, oxigênio dissolvido na água, álcool, água oxigenada, entre outros;
1.3.Soluções gasosas: o ar.
- Dispersão coloidal ou coloide: apesar de muitas vezes, a olho nu, as dispersões coloidais serem confundidas com soluções verdadeiras, por apresentarem um aspecto homogêneo, algumas características as distinguem. Por exemplo, ocorre a formação de depósitos sob ação de uma centrífuga e suas partículas podem ser retidas por filtros.
As dispersões coloidais são classificadas de acordo com as fases dispersas e de dispersão, gerando cinco tipos básicos de coloides, que são: sol, gel, emulsão, espumas e aerossol. Esses tipos de coloides podem ainda ser sólidos ou líquidos, conforme mostram os exemplos abaixo:
2.1.Sol: gelatina dissolvida, pasta de dente e tinta;
2.2.Sol sólido: vidro e plástico pigmentado;
2.3.Gel: gelatina, geleias, queijos, pasta de dente e tinta seca;
2.4.Gel sólido: rubi;
2.5.Emulsão: maionese, leite, manteiga e cremes;
2.6.Emulsão sólida: margarina, opala e pérola;
2.7.Espumas: espuma de sabão e de combate a incêndios e chantilly;
2.8.Espumas sólidas: isopor, poliuretano, pedra-pomes, carvão e maria-mole;
2.9.Aerossol líquido: neblina e sprays;
2.10.Aerossol sólido: fumaça e poeira.
- Suspensões: as suspensões apresentam partículas de diâmetro maior que 1000 nm. Assim, elas podem ser vistas a olho nu ou por microscópio. É uma mistura heterogênea e suas partículas se sedimentam, sendo facilmente filtradas.
Exemplos de suspensões: granito, água e areia, água e argila, etc.