Formas de energia

A forma de energia mais utilizada no mundo é a energia elétrica, que pode ser obtida de diferentes maneiras: usina hidrelétrica, solar, nuclear, eólica, entre outras.

O conceito de energia está relacionado à capacidade de produzir trabalho. A energia causa modificações na matéria e, em muitos casos, de forma irreversível.

A energia elétrica é a forma de energia mais utilizada no mundo. Ela pode ser obtida de várias maneiras, mas a principal fonte provém das usinas hidrelétricas. Como o próprio nome (hidrelétrica) já indica, a força da água é responsável pela geração de energia, e o processo consiste em grandes volumes de águas represadas que caem pelas tubulações fazendo girar turbinas acopladas a um gerador, produzindo assim energia elétrica. As redes de transmissão são responsáveis pela distribuição da energia elétrica para as diferentes regiões do país.

Vejamos outras formas de obtenção de energia:

Energia solar: é proveniente de uma fonte inesgotável: o Sol. Os painéis solares possuem células fotoelétricas que transformam a energia proveniente dos raios solares em energia elétrica. Tem a vantagem de não produzir danos ao meio ambiente.

Energia nuclear: energia térmica transformada em energia elétrica, é produzida nas usinas nucleares por meio de processos físico-químicos.

Energia eólica (ar em movimento): ela já foi utilizada para produzir energia mecânica nos moinhos. Atualmente é usada com o auxílio de turbinas, para produzir energia elétrica. É atraente por não causar danos ambientais e ter custo de produção baixo em relação a outras fontes alternativas de energia.

A energia elétrica também pode se transformar em outros tipos de energia ao chegar às residências ou em indústrias. Exemplos:

Energia térmica: quando vamos passar roupas, a energia elétrica é transformada em energia térmica através do ferro de passar.

Energia sonora e energia luminosa: recebemos iluminação em casa pela transformação da energia elétrica que, ao passar por uma lâmpada, torna-se incandescente, e o televisor nos permite receber a energia sonora.

Energia mecânica: usada nas indústrias automobilísticas para trabalhos pesados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Usinas hidrelétricas: produção de energia através da água.
Usinas hidrelétricas: produção de energia através da água.
Publicado por: Líria Alves de Souza
Assista às nossas videoaulas
Assuntos relacionados
As reações e fenômenos físicos que geram perda ou ganho de calor são estudados na Termoquímica
Termoquímica
Confira uma introdução ao estudo da Termoquímica que oferece uma base para que você prossiga aumentando seus conhecimentos nessa área.
Os eletrodomésticos que temos em casa são exemplos de receptores, pois eles transformam a energia elétrica em diferentes formas de energia.
Potência e rendimento do receptor
Você sabe o que são potência e rendimento de um receptor? A potência é a quantidade de energia elétrica que um receptor é capaz de transformar em outras formas de energia a cada segundo. Rendimento é a porcentagem de toda energia fornecida e aproveitada por um receptor e a porcentagem de energia dissipada por ele.
A concentração de um suco é medida pela quantidade dele que está dissolvido
Concentração Comum
A concentração comum (C) é uma grandeza quantitativa que relaciona a massa do soluto que está presente em determinado volume da solução.
Os três casos acima são dispersões. Você saberia classificá-las em solução, coloide ou suspensão?
Tipos de dispersões
Entenda o que são dispersões, como classificá-las de acordo com o tamanho das partículas dispersas e quais fatores diferenciam as soluções, as dispersões coloidais e as suspensões.
Segundo a lei da velocidade, a taxa de desenvolvimento de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes
Lei da Velocidade para uma Reação
Entenda o que diz a lei da velocidade das reações estudada em cinética química e veja como a velocidade de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes.
As conservas são um exemplo de osmose no cotidiano
Osmose – Uma Propriedade Coligativa
A osmose é uma propriedade coligativa muito presente em nosso cotidiano, principalmente na conservação de alimentos. Veja aqui como ela ocorre.
As principais contribuições de Joule foram em relação à conversão da energia mecânica e da energia elétrica em calor *
James Prescott Joule
Conheça a vida e as descobertas de James Prescott Joule, o filho do cervejeiro que deu inúmeras contribuições para a ciência no século XIX.
O trabalho das forças conservativas independe do caminho escolhido entre os pontos de partida e chegada.
Forças conservativas
Você sabe o que são forças conservativas? Clique aqui para conhecer a diferença entre elas e as forças dissipativas.
Em laboratório, é muito importante conhecer a concentração em mol/L das soluções químicas
Concentração em mol/L
A concentração em mol/L é a relação existente entre o número de mol do soluto em um litro da solução.
Dependendo da quantidade de solvente e de soluto, das condições de temperatura, de pressão e da natureza do solvente, a saturação das soluções varia
Solubilidade e Saturação
Nesse texto você verá o que são soluções saturadas, insaturadas e supersaturadas e conceitos relacionados à solubilidade e à saturação de soluções químicas.
O sangue humano precisa estar com o pH em torno de 7,4
Alcalose e Acidose no organismo humano
Entenda como o sangue atua como solução-tampão, impedindo que ocorram casos de alcalose e acidose no organismo e mantendo seu pH estável.
O sal, cloreto de sódio, não sofre hidrólise salina, porque formaria um ácido forte e uma base forte
Hidrólise Salina
Entenda o que é a hidrólise salina e quais são as condições necessárias para sua ocorrência.