Whatsapp icon Whatsapp

Lei da Velocidade para uma Reação

Segundo a lei da velocidade, a taxa de desenvolvimento de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes
Segundo a lei da velocidade, a taxa de desenvolvimento de uma reação é proporcional à concentração dos reagentes

Um dos fatores que interferem na velocidade, rapidez ou taxa de desenvolvimento de uma reação química é a concentração dos reagentes. Conforme dito no texto “Influência da Concentração na Velocidade das Reações”, geralmente, um aumento na concentração dos reagentes aumenta a rapidez de uma reação.

Isso pode ser visto na reação de decomposição da água oxigenada (solução aquosa de peróxido de hidrogênio):

H2O2(l) → H2O(l) + ½ O2(g)

A seguir temos uma tabela com dados obtidos experimentalmente e que relaciona a concentração do reagente, em temperatura constante (25ºC) com a velocidade da reação:

Tabela com valores de concentração e velocidade de uma reação de decomposição da água oxigenada

Observe que do experimento 1 para o 2 dobrou-se a concentração da água oxigenada e o resultado foi que a velocidade da reação de decomposição também dobrou. Já do experimento 1 para o 3, tanto a concentração do reagente como a velocidade da reação quadruplicaram.

Isso nos leva a concluir corretamente que a concentração em mol/L é diretamente proporcional à velocidade da reação. Essa relação entre a rapidez de uma reação e as concentrações dos reagentes é dada por uma expressão matemática que é denominada lei da velocidade da reação. Assim, para a reação descrita essa lei é representada da seguinte forma:

Fórmula da lei da velocidade da decomposição da água oxigenada

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Nessa equação, k é uma constante característica de cada reação que varia exclusivamente com a temperatura. Veja também que a concentração do reagente é representada por colchetes [ ].

A lei da velocidade de uma reação também é denominada como Lei da Ação das Massas, Equação de Rapidez ou ainda Lei Cinética da Reação.  

Assim, para uma reação genérica balanceada, temos:

aA + bB → cC + dD

Fórmula da lei da velocidade das reações químicas

Os símbolos α e β são expoentes que são determinados experimentalmente. Na reação da água oxigenada mencionada acima o expoente foi igual a 1, que é o mesmo valor do coeficiente dessa substância na reação. Porém, isso não ocorre sempre. Somente em reações elementares, isto é, que se desenvolvem em uma única etapa, é que ocorrerá dos expoentes na expressão da lei da velocidade serem iguais aos respectivos coeficientes..

Entretanto, é importante lembrar que, na prática, isso nem sempre acontece. Quando a reação não é elementar, ocorrendo em mais de uma etapa, é necessário determinar experimentalmente os valores dos expoentes. Isso será determinado pela primeira etapa da reação, que é a fase lenta.

Veja também o texto “Ordem de uma reação” para você entender melhor como isso é feito.

 

Publicado por Jennifer Rocha Vargas Fogaça

Artigos Relacionados

Concentração em mol/L
A concentração em mol/L é a relação existente entre o número de mol do soluto em um litro da solução.
Crioscopia
Você já ouviu falar de crioscopia? Não? Clique aqui e entenda!
Formas de energia
Conheça a definição de energia e veja suas diferentes formas de obtenção.
Tipos de Volumetria
Conheça as análises volumétricas usadas para determinar a concentração nas soluções.
video icon
Escrito"Sociedade do consumo" sobre uma imagem de várias pessoas reunidas com várias sacolas de compras como representação da Sociedade do consumo.
Sociologia
Sociedade do consumo
Uma sociedade formada principalmente por consumidores pode ter consequências profundas na forma de viver da humanidade. Veja esse e outros aspectos da sociedade do consumo.