Caricatura

A caricatura é um gênero discursivo que atribui a um desenho marcas exageradas com relação às características físicas e comportamentais do objeto caricaturado.
O objetivo da caricatura é exagerar as características mais marcantes do ser ou objeto caricaturado

A palavra caricatura (do italiano “caricare”) significa “exagerar, aumentar as proporções de alguma coisa”. Trata-se de um gênero discursivo que surgiu a partir das obras do artista italiano Agostino Carracci da Bolonha, o qual criou uma galeria com Caricaturas dos tipos populares da sua cidade no século XVII.

A Escola de Bologna ficou conhecida por destacar essa manifestação artística a partir das obras de Domenichino, Guercino e Pier Leone Ghezzi (1674-1755), considerado um dos primeiros artistas a dedicar-se integralmente à criação de caricaturas.

Assim como diversos outros textos não verbais ou mistos, como Charges, Histórias em quadrinhos e Tirinhas, a caricatura é um gênero discursivo bastante popular. É comum encontrarmos esses desenhos circulando em suportes como jornais, revistas, blogs, convites de casamento, festas de aniversário, entre outros.

A caricatura é um desenho criado com o objetivo de enfatizar e exagerar as características de pessoas, animais ou objetos. Com esse gênero discursivo são criados retratos bem-humorados, cômicos e/ou irônicos, sobretudo com relação aos aspectos físicos e/ou comportamentais do objeto, como nariz avantajado, topete, gestos, vícios, hábitos particulares etc.

Para aqueles que desejam aprender a criar caricaturas, é necessário observar as características físicas e/ou comportamentais do objeto e traçar um desenho exagerado do contorno das formas, distorcer traços reais e destacar os detalhes para dar melhor acabamento ao desenho.

Veja que interessante a forma como foi criada essa caricatura de Hillary Clinton:


Caricatura de Hillary Clinton, ex-candidata à Presidência dos Estados Unidos*

*Crédito da imagem: LifetimeStock / Shutterstock.com

Publicado por Luciana Kuchenbecker Araújo
Química
Tiocompostos ou compostos sulfurados
Os tiocompostos ou compostos sulfurados apresentam átomo de enxofre ocupando uma posição de um átomo de oxigênio na função oxigenada.