Tipos de resenha
A resenha costuma ser um gênero textual muito solicitado aos estudantes, principalmente àqueles que já estão na universidade. Por esse motivo, saber escrever uma resenha é fundamental para evitar situações desagradáveis ao longo do seu curso. Além de conhecer as principais características do gênero, é muito importante que você conheça também os tipos de resenha, que devem ser contemplados conforme a solicitação de seu professor.
Antes de apresentarmos a você os tipos de resenha, é preciso que você saiba que existem características comuns que perpassam os três tipos. São elas:
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Objetividade;
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Imparcialidade;
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Impessoalidade;
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Cientificidade.
Acompanhe agora quais são os tipos de resenha:
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Resenha acadêmica crítica: A resenha acadêmica, também conhecida como resenha universitária, apresenta moldes rígidos responsáveis pela padronização dos textos científicos. Nela devem constar os seguintes elementos:
- Identificação da obra: é indispensável que conste em sua resenha acadêmica crítica os dados bibliográficos do livro ou artigo que será resenhado;
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Apresentação da obra: Nesse momento você deve introduzir o assunto para o seu leitor, abordando os principais aspectos que serão contemplados ao longo do texto;
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Descreva a estrutura do livro ou do artigo que será resenhado: Nessa parte você deve falar sobre a divisão em capítulos e em seções, foco narrativo e o número de páginas do texto em sua versão integral;
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Descreva o conteúdo: Uma boa resenha apresenta um desenvolvimento que gira em torno de três a cinco parágrafos, o que é suficiente para sintetizar o texto fonte;
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Apresente argumentos criados a partir de um posicionamento crítico sobre o texto: Hora de dar a sua opinião. Muitas pessoas acham que toda resenha dispensa a argumentação, mas isso não ocorre com a resenha crítica. É importante que você opine, mas não se esqueça de que se trata de uma resenha, portanto, a síntese deve ser preservada;
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Identifique o autor da obra resenhada: Atenção, nessa parte de sua resenha crítica você deve falar sobre o autor do texto fonte, não sobre você. Apresente dados biográficos, especialmente sobre suas obras e área de atuação;
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Identifique-se: No último parágrafo deve constar a sua assinatura, assim como a graduação cursada.
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Resenha descritiva: Na resenha descritiva você deverá seguir as mesmas especificações da resenha crítica, contudo, não é necessário nem desejável apresentar argumentos criados a partir de um posicionamento crítico sobre o texto. Como o próprio nome diz, na resenha descritiva você deverá apenas descrever a obra resenhada, o que dispensa a opinião do resenhista.
- Resenha temática: Esse tipo de resenha é caracterizado por abordar vários textos cuja temática seja a mesma, ou seja, textos que tratem sobre um mesmo assunto. Sua elaboração é mais simples do que a elaboração das resenhas críticas e descritivas. Observe:
- Apresentação do tema: Especifique para o leitor qual é o tema que perpassa todos os textos que serão resenhados, bem como os motivos que o levaram a escolher o assunto;
- Resuma os textos: Um parágrafo para falar sobre cada texto é o suficiente. Não se esqueça de citar o autor de cada um deles, assim como seu ponto de vista sobre o texto por ele escrito;
- Conclua sua resenha: Na resenha temática você deve apresentar argumentos e opiniões sobre os textos resenhados. É importante também que você faça uma conclusão sobre o tema abordado;
- Explicite as fontes: Nas referências bibliográficas devem constar as fontes de todos os textos que compuseram a resenha temática;
- Identifique-se: Assim como na resenha crítica e na resenha descritiva, é preciso que você assine e informe a graduação cursada.
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Resenha literária: tem como objetivo divulgar uma obra a partir de elementos que permitam ao leitor conhecer os principais aspectos do objeto resenhado. Nela você deve seguir as etapas de elaboração da resenha crítica, lembrando-se de que a resenha literária é estritamente utilizada para livros literários.
Agora que você já sabe o que é uma resenha e sabe também as diferenças existentes entre os tipos, é hora de escrever. Escolha aquela que é mais adequada e... bom trabalho!