Cirurgia da Obesidade

A Cirurgia da Obesidade é feita somente em casos de obesidade mórbida.
Além de ser uma questão de estética, a obesidade é um grave problema de saúde. Sabe-se que uma pessoa obesa na faixa de 25 a 34 anos possui um risco de morte doze vezes maior que uma pessoa com um peso ideal. Nesse sentido, o número de pessoas que procuram especialistas, médicos e nutricionistas, com o fim de perder peso, é crescente a cada dia. No entanto, em alguns casos, mesmo após um tratamento médico ou nutricional bem conduzido, a pessoa não consegue perder peso. Nesse caso, é indicada a cirurgia da obesidade, técnica desenvolvida nos EUA e chamada de "Gastroplastia redutora para perda de peso”.

Basicamente, a cirurgia consiste na redução do tamanho do estômago. Assim, quando a pessoa se alimenta, o órgão se dilata facilmente com poucas quantidades de alimento. O cérebro interpreta essa distensão, provocando a sensação de satisfação. Assim, após uma pessoa fazer a cirurgia da obesidade, irá se satisfazer facilmente com pequenas quantidades de comida, facilitando a perda de peso.

É importante ressaltar que esse procedimento é feito somente em casos onde a obesidade é uma questão de saúde e não de estética. A cirurgia da obesidade é indicada somente nos casos de obesidade mórbida, isto é, quando o paciente possui, no mínimo, 45 quilos acima do peso considerado ideal para sua idade e conforme sua estatura.
Por ser um procedimento cirúrgico, onde há a utilização de anestesia geral, existe certo risco, variando entre 0.3% e 1,5%. Entretanto, em alguns casos esse risco é menor do que as chances do obeso falecer devido aos problemas decorrentes da obesidade mórbida, como diabetes, hipertensão, cardiopatias e colesterol alto.

Nas primeiras semanas após a cirurgia, a perda de peso é bastante grande (de 2,5 kg./5,0kg.por semana). Já nos meses seguintes, se torna mais lenta (0,5/2,5kg. por semana) e um ano após a cirurgia, o paciente perde, em média, 40% de seu peso. A obesidade é um grave problema. Para se ter uma idéia, só no ano de 2001, morreram mais de 300 mil pessoas nos Estados Unidos.
Publicado por Tiago Dantas
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.