Origem dos soluços

Tomar água acaba com soluços?
Há quem se incomode com uma crise de soluços que não quer passar, e não é para menos, em alguns casos não há simpatia que resolva, erguer os braços e prender a respiração, levar um susto, colocar um grão de arroz na testa, nada disso adianta quando o assunto é soluçar. Mas por que nosso corpo desempenha essa incômoda tarefa?

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

O soluço surge quando o diafragma se contrai subitamente após se expandir, essa ação força a entrada de ar nos pulmões, e ao mesmo instante a glote se fecha. A glote é uma saliência que se encontra no alto da garganta, que realiza a produção de sons. O som característico dos soluços é resultado do fechamento repentino da glote e interrupção da entrada de ar.
Publicado por Líria Alves de Souza
Filosofia
Dilema do prisioneiro
Saiba o que é o dilema do prisioneiro, um problema da Teoria dos Jogos que interessa as ciências sociais, economia, ciência política, sociologia e a biologia evolutiva.
Outras matérias
Biologia
Matemática
Geografia
Física
Vídeos