Libido

Muitas vezes há dúvidas em relação à libido. Mas o que é a libido? Libido é uma palavra que deriva do latim e significa desejo ou anseio. Seria a manifestação da sexualidade, desejo sexual. Para Freud, considerado o pai da psicanálise, a libido ocorre de diferentes maneiras do nascimento à puberdade. È uma manifestação da vida psíquica que ocorre em fases distintas.

Primeiro, há a fase inicial na qual a libido está direcionada para o próprio corpo, oral e analmente. Na fase oral, o seio materno é o principal desejo, por significar alimento, proteção e prazer. A criança coloca tudo na boca, quer colocar tudo para dentro de si. Na fase anal, o controle dos esfíncteres faz com que a criança teste seus limites e fique feliz ao defecar dependendo da maneira como isso é recebido pela família. Por volta dos 4 ou 5 anos, a libido está baseada no complexo de Édipo. A criança fixa sua atenção no pai, se for menina, ou na mãe, se for menino. Já no período de latência, surge o desejo sexual baseado no outro e há a formação da maturidade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para especialistas, existem diferentes tipos de libido, que envolvem: a satisfação do parceiro, o vício por sexo, a dependência do mesmo, o desinteresse das pessoas pelo sexo, dentre outros. Na mulher, é interessante saber que o ciclo menstrual influencia em sua libido, cujo responsável é o hormônio masculino chamado testosterona. Além de ter seus sentimentos alterados, no período fértil feminino a mulher possui desejo sexual elevado para que a procriação seja estimulada.

A libido é um instinto, e isso depende do estado emocional da pessoa, podendo ser maior em algumas pessoas do que em outras e podendo ser alterado, aumentar ou diminuir, dependendo do estado emocional pelo qual a pessoa está passando. O estresse, a depressão, a ansiedade, além da ingestão de medicamentos, diminuem o desejo sexual das pessoas, o que afeta a saúde sexual. Por isso, é importante procurar um médico para fazer uma análise hormonal e um psicólogo para realizar terapia, caso o problema esteja no relacionamento.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Mundo Educação

Existem diferentes fases na libido
Existem diferentes fases na libido
Publicado por: Giorgia Lay-Ang
Assuntos relacionados
Tomar água acaba com soluços?
Origem dos soluços
Como nosso corpo desempenha essa incômoda tarefa?
O que a menstruação diz sobre o organismo feminino.
Variações dos ciclos menstruais
Variações dos ciclos menstruais, o que é menstruação, características dos ciclos menstruais, menstruação normal, hemorragia, menstruação de grande fluxo, menstruação rápida, menstruação periódica, menstruação ausente.
As informações contidas aqui não substituem as devidas orientações médicas.
Problemas de Saúde
Informações sobre as causas e características de alguns problemas de saúde.
Cãibras ocorrem com maior freqüência em atletas.
Por que sentimos cãibras?
Como ocorrem as cãibras, contrações involuntárias e dolorosas de um músculo, alimentação contra cãibras, músculos das pernas, quantidade inadequada de sangue no músculo, placa motora localizada entre nervo e músculo, cargas elétricas dentro do cérebro, inversão de posição dos minerais.
Existem diferentes tipos de anestesia
Anestesia
Conheça os diferentes tipos de anestesia
A drenagem linfática estimula o sistema linfático, eliminando o excesso de líquidos e toxinas.
Drenagem linfática
Clique aqui e saiba o que é e para quem é indicada a drenagem linfática