TPM – Tensão Pré-Menstrual
A TPM (Tensão Pré-Menstrual) é um problema conhecido por muitas mulheres. Ela caracteriza-se por sintomas como depressão, irritabilidade, fadiga, dores de cabeça e nas mamas, inchaço, aumento de peso e acnes, que surgem de maneira cíclica na viada da mulher. Por envolver condições físicas e psíquicas, a TPM é considerada uma síndrome com vários sintomas distintos.
→ Quando a TPM ocorre?
Os sintomas da TPM surgem após a ovulação, observando-se maior intensidade nos seis dias anteriores à menstruação. Esses sintomas são cíclicos, ou seja, eles ocorrem mensalmente e cessam no início do fluxo menstrual.
→ Todas as mulheres apresentam os mesmos sintomas?
Como dito anteriormente, os sintomas da TPM são físicos e psicológicos, e os mais comuns são: aumento das mamas e sensibilidade nesses órgãos, inchaço, dores de cabeça e nas pernas, acne, ansiedade, depressão, variações de humor, alteração do apetite, fadiga e até mesmo depreciação da autoimagem. Esses sintomas, no entanto, são diferentes para cada mulher, variando na intensidade e nos tipos apresentados. É importante salientar que essas alterações cíclicas afetam a qualidade de vida da pessoa em vários aspectos, interferindo nas relações interpessoais e também levando à baixa produtividade do trabalho.
De acordo com as manifestações clínicas, podemos classificar a TPM em quatro grupos:
-
A – Nesse grupo, a mulher sofre mais com ansiedade, tensão nervosa e irritabilidade.
-
H – Nesse grupo, são verificados um aumento do inchaço, dores nas mamas e abdominais e aumento de peso.
-
C – Nesse grupo, ocorrem dores de cabeça, tremores, fadiga, palpitação e aumento de apetite.
-
D – Esse grupo se destaca pelo quadro depressivo.
→ Existe predisposição para TPM?
Algumas mulheres apresentam predisposição para TPM, e entre os principais fatores que aumentam os riscos de desenvolver essa síndrome, podemos citar:
-
Histórico familiar;
-
Sintomas durante a puberdade ou após a interrupção do tratamento anticoncepcional.
→ É possível tratar a TPM?
A TPM apresenta, sim, tratamento, sendo o principal deles a mudança no estilo de vida. Alimentar-se de forma adequada e realizar exercícios físicos regularmente podem reduzir os sintomas do problema. A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia orienta que a redução do consumo de cafeína, sal, açúcar, gorduras e bebidas alcoólicas, evitar cigarros, dormir bem e fazer exercícios podem tornar mais suaves os sintomas da TPM. Em alguns casos, medicamentos podem ser utilizados.