Menstruação

A menstruação é um fenômeno natural do corpo da mulher em que alterações hormonais provocam a eliminação do endométrio.
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio

A menstruação é um processo natural que ocorre de maneira cíclica no corpo da mulher. Em geral, ele inicia-se na adolescência e caracteriza-se por um sangramento uterino natural que constitui uma importante etapa do ciclo menstrual.

→ Menstruação e ciclo menstrual

O ciclo menstrual é o período compreendido entre o primeiro dia da menstruação da mulher e o dia anterior ao início da próxima menstruação. Esse ciclo apresenta, em média, 28 dias, mas é considerado normal se apresentar periodicidade compreendida entre 24 e 35 dias.

A menstruação é causada por alterações na concentração dos hormônios estrogênio e progesterona no final do ciclo ovariano. Essas alterações promovem uma involução do endométrio, o qual é, então, eliminado com sangue. Todo esse processo constitui o fenômeno da menstruação.

Podemos citar três características básicas da menstruação: periodicidade, intensidade e duração. A periodicidade diz respeito ao intervalo entre um ciclo e outro, e a intensidade refere-se à quantidade de sangue que é liberada a cada menstruação. Por fim, a duração é o número de dias que a menstruação dura. Grande parte das mulheres apresenta ciclos com duração entre dois e sete dias.

A primeira menstruação é chamada de menarca e ocorre por volta dos 13 anos idade. A última menstruação, por sua vez, é chamada de menopausa e acontece, em média, aos 50 anos. A menopausa é reconhecida apenas 12 meses após sua ocorrência e marca a transição entre o período reprodutivo da mulher e o não reprodutivo, uma vez que depois desse processo não ocorrem mais ciclos menstruais e, consequentemente, a mulher não pode mais ter filhos.

→ Distúrbios menstruais

Algumas mulheres apresentam problemas relacionados à ausência de menstruação ou, ainda, à sua intensidade. As principais irregularidades menstruais são:

  • Amenorreia: Ausência de menstruação por mais de seis meses ou durante a fase reprodutiva.
  • Hipermenorreia: Fluxo que dura mais de oito dias ou quantidade maior que 80 ml, ou ainda uma associação dos dois quadros. A grande quantidade de sangramento também é denominado de menorragia.
  • Metrorragia: Sangramento irregular, ou seja, fora do período menstrual.
  • Hipomenorreia: Fluxo que dura menos de três dias ou com quantidade menor que 30 ml, ou ainda uma associação dos dois quadros.
  • Polimenorreia: O ciclo tem periodicidade inferior a 24 dias.
  • Oligomenorreia: O ciclo tem periodicidade superior a 35 dias.

Esses distúrbios podem ter diferentes causas, como problemas tireoidianos, condições hipotalâmicas e distúrbios de coagulação. Vale salientar que medicamentos como antidepressivos e suplementos de soja podem alterar a menstruação.

Atenção: Caso perceba alguns dos distúrbios menstruais citados acima, procure seu médico ginecologista.

Publicado por Vanessa Sardinha dos Santos
Matemática do Zero
Matemática do Zero | Polígono convexo e não convexo
Nessa aula veremos o que é um polígono convexo e um polígono não convexo a partir da definição matemática e, posteriormente, um “macete”.