Você está aqui
  1. Mundo Educação
  2. Sexualidade
  3. Ciclo menstrual

Ciclo menstrual

Ciclo menstrual diz respeito às mudanças mensais que ocorrem no útero. Ele é chamado também de ciclo uterino e apresenta relação direta com o ciclo ovariano, que ocorre nos ovários. A seguir compreenderemos menor o que são os ciclos menstruais, como eles acontecem e suas diferentes fases.

Saiba mais: Coletor menstrual – produto reutilizável e que substitui o absorvente

O que é ciclo menstrual?

O ciclo menstrual é um conjunto de modificações que ocorrem no endométrio e que apresentam uma duração média de 28 dias.

Esse ciclo é consequência de eventos importantes que ocorrem no ovário, e, portanto, quando a mulher deixa de apresentá-lo, significa que ela não é mais fértil, uma vez que o ciclo ovariano também foi interrompido.

Em média as mulheres apresentam o início dos seus ciclos menstruais por volta dos 12 anos de idade, sendo eles interrompidos, normalmente, após os 45 anos.

O ciclo menstrual apresenta uma duração média de 28 dias, porém esse período pode variar.
O ciclo menstrual apresenta uma duração média de 28 dias, porém esse período pode variar.

O primeiro dia de um ciclo menstrual é o dia da menstruação. No primeiro ciclo menstrual, temos a menarca, que é a primeira menstruação da mulher.

O ciclo menstrual estende-se até o dia anterior à próxima menstruação, sendo observada, nesse período, uma série de modificações na parede do útero.

A menstruação pode ser definida, de maneira simplificada, como o descamamento do endométrio (parede interna do útero) e a liberação de sangue contendo pequenos fragmentos dessa parede.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Fases do ciclo menstrual

O ciclo menstrual, como vimos, apresenta, em média, 28 dias, sendo possível observar uma variação que vai de 20 dias a 40 dias. Várias modificações ocorrem nesse período em consequência da ação de vários hormônios, e é comum a divisão do ciclo menstrual em fases.

A seguir falaremos sobre as três fases do ciclo menstrual e suas principais características.

  • Fase proliferativa, folicular ou estrogênica

Logo após a menstruação, que nada mais é do que o descamamento do endométrio, a mucosa uterina apresenta-se bastante fina. Na fase proliferativa, como o nome sugere, observa-se a proliferação celular e a reconstituição do endométrio perdido. No inicio dessa etapa, o endométrio apresenta cerca de 0,5 mm de espessura e, ao final, de 2 mm a 3 mm.

Essa proliferação é estimulada pela ação do estrogênio, que começa a ser produzido por folículos ovarianos que estão se desenvolvendo no ovário da mulher. Como salientamos no inicio deste texto, o ciclo menstrual apresenta relação direta com o ciclo ovariano, e, nesse momento, o útero está sendo preparado para um importante evento: a ovulação.

Observe que o ciclo menstrual apresenta relação direta com o ciclo ovariano.
Observe que o ciclo menstrual apresenta relação direta com o ciclo ovariano.
  • Fase secretória ou lútea

Inicia-se após a ovulação, ou seja, após a liberação do ovócito pelo ovário. É quando ocorre a formação do chamado corpo lúteo — responsável pela produção de estrogênio e, principalmente, de progesterona.

Esses hormônios garatem a manutenção do endométrio, além do desenvolvimento dessa camada, promovendo o alargamento das artérias e crescimento das glândulas ali presentes. Estas estão relacionadas com a liberação de uma importante secreção que garante a sobrevivência do embrião antes mesmo de sua implantação.

A espessura máxima do endométrio é alcançada nessa fase. Essa espessura é atingida, entre outros fatores, devido ao crescimento da mucosa e ao acumulo de secreção. É na fase secretora que o embrião, caso tenha ocorrido fecundação, adere-se ao útero.

Leia também: TPM (Tensão Pré-Menstrual) – cheque aqui dúvidas mais comuns sobre o assunto!

  • Fase menstrual

Quando a fecundação e a nidação (implantação do embrião no útero) não ocorrem, verificamos o início da fase menstrual. Essa fase ocorre devido ao fim do funcionamento do corpo lúteo pela sua desintegração, levando a uma redução dos níveis dos hormônios no corpo da mulher, em especial a progesterona.

Na fase menstrual do ciclo, verifica-se a constrição das artérias do endométrio, provocando um bloqueio do fluxo de sangue. Essa redução do fluxo sanguíneo leva a uma consequente morte das paredes da artéria e das áreas do endométrio por elas irrigadas.

As artérias rompem-se e há sangramento, o qual é acompanhado pela camada funcional do endométrio, que se separa da mucosa e irá compor o fluído menstrual. Esse evento ocorre cerca de 14 dias após a ovulação e geralmente dura poucos dias.

Acesse também: Cólica menstrual – como é, classificação e tratamento

A menopausa

Ocorre, normalmente, após os 45 anos de idade e caracteriza-se pelo fim da ovulação e da menstruação. Isso significa que a mulher, nesse momento, não é mais capaz de gerar filhos, sendo o fim de sua fase reprodutiva.

De acordo com o Ministério da Saúde, a menopausa corresponde ao último ciclo menstrual, o qual será reconhecido apenas passados 12 meses de sua ocorrência.

Antes desse evento, é comum a ocorrência de uma série de sintomas pouco agradáveis, uma fase conhecida como climatério. Dentre os principais sintomas dessa última fase, podemos citar as ondas de calor e menor lubrificação vaginal.

Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
Artigo relacionado
Teste agora seus conhecimentos com os exercícios deste texto
Lista de Exercícios

Questão 1

A figura abaixo representa o desenvolvimento da parede uterina durante o ciclo menstrual. Observe que, no final do ciclo, ocorre uma queda acentuada na espessura dessa parede. Analise as alternativas a seguir e marque aquela que indica o nome desse processo que marca o fim de um ciclo e o início de outro.

A figura acima representa o desenvolvimento do endométrio durante o ciclo menstrual
A figura acima representa o desenvolvimento do endométrio durante o ciclo menstrual

a) ovulação.

b) gametogênese.

c) menstruação.

d) dismenorreia.

e) menopausa.

Questão 2

Após a ruptora do folículo e a liberação do ovócito secundário, é formada uma estrutura endócrina que produz progesterona. Essa estrutura, indicada pelo número 1 na figura abaixo, recebe o nome de:

Observe o desenvolvimento dos folículos durante o ciclo menstrual
Observe o desenvolvimento dos folículos durante o ciclo menstrual

a) óvulo.

b) folículo ovariano.

c) endométrio.

d) corpo-amarelo.

e) corpo albicans.

Mais Questões
Assuntos relacionados
O beijo é um segredo que se diz na boca e não no ouvido
Beijo na Boca
Beijo na Boca, tipos de Beijo, francês, Beijo esquimó, Beijo de amigo, selinho, Beijo experimental, Beijo lagartixa, Beijo giratório, Beijo oriental, Beijo Drácula, Beijo molhado.
A menopausa ocorre normalmente entre os 48 e 50 anos
Sintomas da menopausa
Os sintomas da menopausa são variados. Clique aqui e descubra alguns dos mais comuns entre as mulheres.
O vaginismo pode criar barreiras na vida a dois
Vaginismo
Distúrbio de causas psicológicas que tendem a comprometer a vida sexual da mulher.
Na menstruação, há a eliminação de sangue e partes do endométrio
Menstruação
Entenda o que é a menstruação e descubra por que ocorre esse processo natural e quais os principais distúrbios menstruais que afetam as mulheres.
A TPM pode ocasionar dores de cabeça e irritabilidade
TPM – Tensão Pré-Menstrual
Entenda o que é a TPM, a famosa Tensão Pré-Menstrual que afeta muitas mulheres no período anterior à menstruação. Considerada uma síndrome por envolver diferentes sintomas, a TPM pode causar muitos incômodos físicos e psíquicos, que são classificados em quatro grupos de acordo com os sintomas e a intensidade.
O método de Billings também é chamado de método do muco cervical.
Método de Ovulação Billings (MOB)
Método contraceptivo natural, que também auxilia no planejamento de uma gravidez.
A cólica menstrual pode afetar diretamente o dia a dia da mulher
Cólica menstrual
Saiba mais sobre a cólica menstrual, um problema comum entre as mulheres e que causa um sério desconforto abdominal.
O coletor menstrual é uma alternativa para aquelas mulheres que apresentam alergia ao absorvente comum
Coletor menstrual
Conheça o coletor menstrual e saiba como utilizá-lo e como garantir a higiene com esse produto alternativo ao absorvente comum.
A Síndrome do Choque Tóxico é desencadeada por toxinas produzidas por bactérias
Síndrome do Choque Tóxico
Conheça a Síndrome do Choque Tóxico, um processo inflamatório muito grave relacionado com toxinas produzidas por algumas bactérias.
Estrogênio é um termo utilizado para se referir a um grupo de hormônios
Estrogênio
Conheça um pouco mais sobre o estrogênio clicando aqui. Neste texto abordaremos o que é o estrogênio, onde esse hormônio é produzido e suas funções no organismo humano. Além disso, falaremos um pouco a respeito de pílulas anticoncepcionais e as consequências da redução de estrogênio na vida da mulher.
Método da tabelinha
Você conhece o método da tabelinha? Clique aqui, entenda como funciona esse método contraceptivo e conheça os principais prós e contras de seu uso.
Ovulação
Você sabe o que é ovulação? Clique aqui e conheça mais sobre esse processo, entenda o que é período fértil e descubra como os anticoncepcionais orais atuam.
A pílula anticoncepcional previne a gravidez, porém não evita DST
Pílula anticoncepcional
Compreenda como funciona a pílula anticoncepcional, seus efeitos colaterais e seus tipos.
Anorgasmia: inibição recorrente ou persistente do orgasmo.
Anorgasmia
Anorgasmia, o que é Anorgasmia, o tratamento da Anorgasmia, sintomas da Anorgasmia, definição da Anorgasmia, fatores que ocasionam a Anorgasmia.
A reposição hormonal melhora as condições de vida durante a menopausa.
Menopausa
Principal característica da menopausa, faixa etária em que essa acontece e seus sintomas.
O útero é um órgão, encontrado na mulher, que apresenta o formato de pera.
Útero
Conheça um pouco mais a respeito do útero. Clique aqui e veja as partes que o constituem e as doenças a ele relacionadas, além de conhecer sua importante função.
Os ovários são estruturas presentes no corpo da mulher que estão relacionadas com a reprodução
Ovários
Conheça as características dos ovários, órgãos do sistema genital feminino que produzem os ovócitos secundários e os hormônios sexuais.